Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria inaugura na próxima terça (30/5) novo prédio do núcleo descentralizado no bairro João XXIII, em Fortaleza

Defensoria inaugura na próxima terça (30/5) novo prédio do núcleo descentralizado no bairro João XXIII, em Fortaleza

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) inaugura na próxima terça-feira (30/5) a nova sede do núcleo descentralizado de atendimento da instituição no bairro João XXIII, em Fortaleza. A cerimônia inicia às 9 horas.

Com 772 metros quadrados de área construída, o prédio tem pavimentos térreo e superior, recepção, salas de convivência e reuniões, sala de apoio, gabinetes para mediação/conciliação, atendimento psicossocial, brinquedoteca, estacionamento e recursos para pessoas com deficiência. “A ampliação do atendimento para estarmos cada vez mais perto das populações vulnerabilizadas tem sido uma luta incansável nossa. Sempre que uma nova sede é inaugurada, dobramos o nosso fôlego na certeza de que mais pessoas vão acessar direitos, ecoar as próprias vozes e dividir fardos. Acompanhei cada etapa dessa obra e hoje temos uma excelente estrutura para que quem chegue aqui se sinta bem, em um ambiente confortável”, ressalta a defensora geral Elizabeth Chagas.

O núcleo da DPCE no bairro João XXIII já existia, mas os serviços foram transferidos para a sede da instituição, localizada no bairro Luciano Cavalcante, há dois anos, quando iniciaram as obras de reforma e ampliação do edifício. Dessa forma, o equipamento traz de volta para a região o atendimento das demandas do território, até então acolhidas em mutirões, como os dois realizados este ano no Henrique Jorge e Jóquei Clube.

Supervisora do núcleo, a defensora Manoella de Queiroz atua no equipamento juntamente com os defensores Diego Vinhas e Régis Girão. “A retomada das atividades dentro do bairro é um grande ganho para a população. Já vamos iniciar com um mutirão de atendimentos, queremos casa cheia, sinalizando ao povo que retornamos. É muito bom estar de volta! Agora em novas instalações, dentro do bairro e podendo receber as pessoas com maior comodidade, facilitando o deslocamento e encaminhamento das demandas”, destacou.

Marcando a inauguração, será realizado mutirão de atendimento para dar as boas-vindas aos moradores. O momento será voltado para casos de petição inicial, desde demandas da área de direito cível, família e administrativo. Para participar, basta se dirigir à sede do núcleo nos dias 26 e 29 de maio, das 8h às 16h. Aqueles que não conseguirem realizar agendamento prévio poderão comparecer no dia da inauguração para orientação.

A obra contou com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS). “Para nós que compomos a equipe da Searq é uma grande satisfação vermos nascer o fruto de tudo aquilo que foi desenhado, articulado e pensado com muito afinco, vendo as melhores estratégias para execução. Esse edifício é o primeiro que estivemos à frente de todo o planejamento estrutural, todo o layout das salas e descerra novos caminhos”, comemora a engenheira Ticiana Justi, do setor de Arquitetura e Engenharia (Searq) da Defensoria.

“Nossos assistidos lidam com portas fechadas constantemente; enfrentam negligências diversas no dia a dia e nós, enquanto instituição de defesa e promoção de direitos, queremos o contrário: abrir as portas e estender nosso alcance. A inauguração do Núcleo Descentralizado do João XXIII representa nosso objetivo de aperfeiçoar nossos serviços e chegar mais próximo da população”, afirma o coordenador da Assessoria de Planejamento e Controle (Asplac), Leandro Bessa.

HOMENAGEM
O novo prédio da DPCE no João XXIII é denominado Marta Alves Lima, em homenagem à colaboradora que atuou na instituição por quase 20 anos, era moradora do bairro e faleceu precocemente, em 2021, aos 43 anos, por complicações da Covid-19.

SERVIÇO
Inauguração do Núcleo Descentralizado do João XXIII
Data: 30 de maio (terça-feira).
Horário: 9h.
Endereço: rua Júlio Braga, nº 1.281, no bairro João XXIII, em Fortaleza.