Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria inaugura na terça (14/9) nova sede em Camocim, no Litoral Oeste

Defensoria inaugura na terça (14/9) nova sede em Camocim, no Litoral Oeste

Publicado em

A Defensoria Pública  do Ceará inaugura na próxima terça-feira (14/9) uma nova sede da instituição no município de Camocim, localizado no Litoral Oeste do Ceará. O novo prédio está localizado no centro da cidade, onde funcionava a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). A estrutura foi cedida pelo Governo do Ceará, após parceria firmada pela Defensoria Geral.

A solenidade acontecerá às 10 horas e contará com a presença da defensora geral do Ceará, Elizabeth Chagas, da coordenadora da Coordenadoria das Defensorias do interior, Sheila Falconeri, dos defensores Edmar Lopes Albuquerque e José Jailson Bezerra de Carvalho, que atuam no município e além de autoridades locais. Para evitar aglomerações e respeitar as medidas de combate ao novo coronavírus (Covid-19), toda a solenidade será transmitida pelo canal @DefensoriaCeara no Instagram.

Durante muitos anos, o atendimento da Defensoria Pública em Camocim aconteceu no Fórum da cidade. Em 2017, a instituição alugou uma casa e transferiu os serviços para esse local, também no Centro, mas agora, após articulação com a Sefaz, a DPCE dá novo passo para um espaço maior e mais adequado às necessidades de defensoras e defensores públicos, colaboradores, colaboradoras, assistidos e assistidas.

“É um marco a inauguração dessa nova sede com amplas e confortáveis instalações que permitirão atender ainda mais e melhor os assistidos. Quando trabalhávamos em uma pequena sala no Fórum, os assistidos aguardavam nos corredores. De lá, saímos para um espaço melhor que atendia às necessidades contemporâneas. Porém, logo se demonstrou que precisaríamos avançar devido à crescente demanda”, relembra o defensor Edmar Lopes, que atua em Camocim.

“Hoje sim se reescreve a história com estrutura significativamente melhor e espaço adequado para todos. Atuo na cidade desde 2008 e não há comparativo com o equipamento que recebemos agora. Aguardamos também que tenhamos recursos humanos para nos auxiliar no dia a dia Defensoria, por meio de parcerias com faculdades, municípios ou outros órgãos do Estado para qualificar ainda mais a assistência jurídica aos hipossuficientes”, complementa Edmar.

O prédio possui 229,31 metros quadrados de área construída, com gabinetes individualizados para defensores(as), recepção, salas para mediação, atendimento psicossocial e reuniões, salas para estagiários e equipe de T.I., brinquedoteca, banheiros e estacionamento.

Ainda neste mês, a Defensoria realizará a inauguração de uma nova sede em Quixeramobim, no Sertão Central cearense.  “Além de Camocim e Quixeramobim, recebemos ainda um prédio em Tianguá. Todos cedidos pelo Governo do Estado, que tem sido um importante aliado por entender o necessário papel da Defensoria, em especial agora, na pandemia, quando pessoas que já eram vulneráveis estão ainda mais vulneráveis. Com essa parceria, vamos aperfeiçoando nossa estrutura no interior e ajustando o orçamento saindo de aluguéis para prédios públicos. São espaços importantes que nos darão a oportunidade de melhorar a prestação dos nossos serviços”, afirma a defensora geral, Elizabeth Chagas.

Ele destaca que a conquista é fruto também de uma série de diligências feitas pela CDI nos últimos meses no intuito de aprimorar cada vez mais a atuação da DPCE no Interior. A Coordenadoria tem alinhado parceiros e recebido demandas de defensores e colaboradores no sentido de encaminhar melhorias estruturais e de pessoal.

Serviço
Inauguração da nova sede da Defensoria Pública em Camocim
Data: terça-feira, dia 14 de setembro
Horário: 10h
Local: Rua José de Alencar, número 54 – Centro de Camocim

ATENDIMENTOS
Devido a pandemia do novo coronavírus, os atendimentos da Defensoria Pública estão acontecendo preferencialmente de forma remota, pelos contatos E-mail: camocim@defensoria.ce.def.br e telefone: (88) 99696-7248