Defensoria inaugura sua primeira sede em Tianguá
A Defensoria Pública Geral do Ceará entregou mais um espaço voltado para o atendimento à população no interior do Ceará. Dessa vez foi a cidade de Tianguá, na Região da Ibiapaba, que recebeu a primeira sede da instituição na cidade, nesta quinta-feira, dia 30. São 470 m2 de área construída no bairro Centro, onde funcionava anteriormente a Secretaria da Fazenda.
A ampla sede conta com dois gabinetes individualizados, espaço de triagem e recepção, sala de estagiários, sala de reuniões, sala de mediação/conciliação, copa, sanitários feminino e masculino, além de espaço para arquivo de materiais. Este é o quarto equipamento entregue para atuação de defensoras e defensores públicos neste mês de setembro. Além de Tianguá, foram inauguradas sedes em Camocim, Quixeramobim e em Fortaleza, um centro de especialidades que reúne quatro núcleos da instituição.
“Estou muito gratificada com a entrega da sede da Defensoria Pública em Tianguá. Há dois anos, quando estive na cidade, vi a quantidade de pessoas que estavam aguardando atendimento naquela pequena sala no Fórum e firmei o compromisso de lutar por uma sede que atendesse às necessidades de defensores, colaboradores, assistidos e assistidas. Hoje, estamos aqui, entregando este espaço com estrutura e mais conforto, que garante um atendimento ainda mais humanizado e digno, além de oferecer condições adequadas para o trabalho de defensores que atuam na cidade. Graças a parceria com o Governo do Estado que viabilizou a cessão de alguns prédios para a Defensoria”, destacou a defensora geral Elizabeth Chagas.
Em fevereiro de 2021, após reuniões entre a defensora pública geral do Ceará e a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), Fernanda Pacobahyba, foi viabilizado o termo de concessões de prédios públicos para sediarem núcleos da Defensoria, com o objetivo de trazer mais conforto aos assistidos e aos defensores e defensoras. “Foi muito importante contar com esse apoio para planejarmos a estruturação da nossa instituição em várias cidades. Além desta pauta, temos muitas parcerias com o Governo fundamentais para o desenvolvimento do nosso trabalho”, complementou a defensora geral.
O defensor público Rafael Pereira de Gois acredita que com o novo espaço será possível a ampliação do número de atendimentos. “Haverá uma expansão sim dos atendimentos a serem promovidos. Os benefícios desse novo espaço são inúmeros: a nova sede promoverá um real acolhimento ao assistido, maior conforto, melhor acesso pela localização privilegiada. Antes a população era atendida dentro do fórum, não criando uma identidade entre o serviço da Defensoria e o espaço físico em que eram atendidos. O serviço do Fórum também será otimizado uma vez que os atendimentos passaram ser feitos em maior quantidade na nova sede”, destacou o defensor que atua na cidade.
Durante o momento, o defensor público e titular do município de Tianguá, Oderman Medeiros, destacou a alegria de poder oferecer à população um novo espaço de atendimento. “Bem lembro quando a Dra. Elizabeth firmou o compromisso de lutar por uma sede que atendesse às necessidades da nossa comarca. Hoje, estamos aqui entregando este espaço para nossa comunidade com melhor estrutura e mais conforto, que garante um atendimento ainda mais humanizado e digno, que é o que realmente importa para nós, além de reforçar a identidade da Defensoria Pública”, comemorou.
Para o procurador-geral do município, Leandro Lima Valência, representando o prefeito de Tianguá, Luiz Viana de Lima, fica comprovada a luta da Defensoria Pública para o aperfeiçoamento de seus serviços. “A gente que atua no sistema de justiça aqui em Tianguá sabe das limitações e lutas que a Defensoria Pública enfrenta, mas nesta data celebramos a conquista da sede própria, o que possibilitará ainda mais qualidade para o atendimento dos cidadãos. Com certeza, um passo muito importante, pois a Defensoria Pública efetiva o acesso à Justiça da população mais vulnerável, além das pontes que são criadas com as demais instituições para a solução dos problemas das pessoas. E o anseio é de sempre termos esse canal aberto, onde compartilhamos as problemáticas e já buscamos as soluções para entregarmos à população todos os serviços que elencam à Constituição”.
Estiveram presentes na solenidade a defensora pública geral Elizabeth Chagas, a coordenadora das Defensorias do interior, Sheila Falconeri, o defensor público da cidade, Rafael Pereira de Gois, atuante na Vara Única Criminal e também o defensor público, Oderman Medeiros da 2ª Vara Cível. Além do procurador-geral do município, Leandro Lima Valência, representando o prefeito de Tianguá, o promotor de Justiça, Muriel Vasconcelos, representando o Ministério Público, o gestor pedagógico do curso de direito da Faculdade Educare, Tiago Amorim e Pedro Citó, gestor do Núcleo de Práticas Jurídicas também da Faculdade Educare. Todo o evento foi transmitido ao vivo no instagram @defensoriaceara.
Além dos defensores públicos Rafael Pereira de Gois e Oderman Medeiros, a defensora pública Paloma Machado também realiza o atendimento à população. Ela integra a equipe de defensores e defensoras auxiliares de apoio remoto. Juntos, os três defensores públicos realizaram, de 1º de janeiro a 31 de agosto deste ano, 3.384 atuações.
Confira galeria de fotos da inauguração
ATENDIMENTO
Devido à pandemia do novo coronavírus, os atendimentos da Defensoria Pública estão acontecendo preferencialmente de forma remota, pelos contatos:
E-mail: tiangua@defensoria.ce.def.br
Telefone: (88) 99703-8822 / (86) 99405-3255