Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria integra Grupo de Trabalho contra LGBTfobia nos estádios

Defensoria integra Grupo de Trabalho contra LGBTfobia nos estádios

Publicado em
Texto: Bianca Felippsen
Foto: Divulgação

A Defensoria será um dos órgãos que integram o novo Grupo de Trabalho (GT) contra LGBTfobia nos estádios. O projeto foi lançado na última terça-feira (07), em uma solenidade na Arena Castelão, em Fortaleza. A defensoria Lia Felismino, assessora de relacionamento institucional, representou a Defensoria Geral em solenidade que contou com a presença da secretária nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, Symmy Larrat, e da secretária estadual da diversidade, Mitchele Meira e do secretário de Esportes, Rogério Pinheiro. Para marcar o lançamento, a Arena Castelão foi iluminada com as cores do arco-íris.

O grupo foi instituído por meio do Decreto nº 35.937, de 12 de abril de 2024, por meio de uma parceria entre a Secretaria da Diversidade (Sediv), Secretaria do Esporte (Sesporte) e tem 22 órgãos. O GT pretende identificar situações de LGBTfobia nos estádios, elaborar um plano de ação e promover campanhas de conscientização com as torcidas organizadas e times.

A Defensoria já faz atuação regular nos estádios, a cada jogo, com defensores de plantão para atender as pessoas que são levadas ao Juizado que é instalado nos estádios, sobretudo o Castelão, que recebe as maiores demandas de público.

“Temos que ocupar os espaços para falar sobre enfrentamento a violações de direitos, como a LGBTfobia, infelizmente, ainda tão presentes nos estádios. A Defensoria se faz presente como instituição garantidora de direitos e tendo forte atuação em rede com a população LGBT”, declara Lia Felismino, assessora de relacionamento institucional.