Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria participa de reunião em defesa dos direitos da pessoas trans no TJCE

Defensoria participa de reunião em defesa dos direitos da pessoas trans no TJCE

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou na manhã desta quarta-feira (25) de uma reunião no Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) para garantir a tramitação processual das ações que envolvam a população transexual e travesti. A defensora pública Flávia Maria de Andrade Lima, secretaria executiva da instituição, e a presidente da Associação de Travestis e Mulheres Transexuais do Estado do Ceará (Atrac), Andrea Rossati, estiveram na sede do TJCE em audiência convocada pela presidente do TJCE, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

Na ocasião, a Atrac entregou à presidente um dossiê contendo dados estatísticos acerca de assassinatos cometidos contra essa comunidade nos dois últimos anos. Os dados foram levantados em parceria com o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas da Defensoria e já haviam sido apresentados ao Governo do Estado do Ceará e ao programa Tempo de Justiça. A Atrac vem lutando para que esses assassinatos deixem de ser crimes comuns e sejam classificados como transfobia. Presente ao encontro, a defensora pública, Flávia Maria de Andrade Lima, afirmou que a luta é de todas as instituições que compõem o Sistema de Justiça. “Vamos somar forças ao Judiciário e ao Ministério Público para colocarmos essa causa pra frente”.

“Levarei para a próxima gestão a sugestão de que esses crimes cruéis contra a comunidade LGBTQIA+ sejam inseridos no programa Tempo de Justiça para imprimir maior celeridade no julgamento dos feitos. É uma causa social e humana, que precisa de atenção”, disse a presidente do Tribunal.

“É a segunda vez que sou recebida pela desembargadora Nailde, que acolheu as minorias e abriu um espaço grande para o movimento LGBT. Ela teve sensibilidade e compreensão de que é necessário discutir um tema importante como é o enfrentamento do preconceito e da discriminação”, enfatizou Andrea Rossati.

TEMPO DE JUSTIÇA

O programa é uma parceria entre Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, com apoio técnico da Vice-Governadoria do Estado. A iniciativa monitora os processos de crimes dolosos contra a vida com autoria esclarecida, ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2017.

Informações com o TJCE