Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria prestigia entrega de base do Copac no Vicente Pinzón e participa de mais uma edição do projeto Acolher

Defensoria prestigia entrega de base do Copac no Vicente Pinzón e participa de mais uma edição do projeto Acolher

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) prestigiou nesta sexta-feira (18/11) a entrega da base do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) no bairro Vicente Pinzón, em Fortaleza. Esse foi o sétimo território contemplado pelo programa da Polícia Militar, que passa a atuar na Lagoa do Coração na perspectiva do que o Governo do Estado tem classificado de “policiamento de proximidade.”

A inauguração da estrutura aconteceu na comunidade Lagoa do Coração em paralelo à realização de mais uma edição do Acolher, uma grande prestação de serviços à população da qual a DPCE faz parte em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e hoje realizou 24 atendimentos de diversas naturezas com a Van de Direitos.

A base do Copac no Vicente Pinzón conta com cinco viaturas e 25 policiais. É a terceira a funcionar em Fortaleza (as outras duas estão nos bairros Ancuri e Lagoa Redonda). Fora da capital, o equipamento existe em Sobral, Caucaia, Maracanaú e Maranguape. “A Defensoria existe na perspectiva da proximidade com as pessoas. Por isso, é importante ver outras instituições estreitando laços com as comunidades. Que o Copac inaugure um momento que seja o trazer ainda mais paz aos lares do cearenses”, afirmou a defensora Sheila Falconeri, no ato representando a defensora geral Elizabeth Chagas.

A governadora Izolda Cela afirmou que o Copac nasce no Ceará por ser comprovadamente uma política pública eficaz de segurança em outros países. Segundo ela, a expansão do programa se dará “pouco a pouco”. “As pessoas vão poder ser atendidas com mais rapidez. Além disso, tem os serviços especializados para a comunidade escolar, mulheres e outras ações. A prevenção é sempre mais eficiente”, destacou.

Em cada base do Copac, uma central telefônica receberá demandas da população. No caso do Vicente Pinzón, o número de contato é (85) 9.8110.4287. O investimento inicial do Governo nos 38 territórios nos quais o programa vai atuar é de mais de R$ 3,3 milhões. Serão 645 policiais em 56 viaturas.

Conforme a Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), o Copac se concentra em um perímetro de 500 metros no entorno da base e oferta atendimento de ocorrências de emergência na comunidade pelos próprios policiais da base. “O Ceará já oferece um serviço de repressão qualificada. Agora, vamos oferecer uma prevenção qualificada, aliando a força do Estado com a oferta de serviços. É a junção de segurança com promoção de cidadania. A segurança chega para garantir a oferta de serviços”, sintetiza o comandante do Copac, Messias Mendes.