Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria prestigia entrega de unidade do Copac no bairro Siqueira, em Fortaleza

Defensoria prestigia entrega de unidade do Copac no bairro Siqueira, em Fortaleza

Publicado em

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas, prestigiou na última sexta-feira (9/12) a entrega da unidade do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) do bairro Siqueira, em Fortaleza. A estrutura, da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), visa promover um policiamento comunitário e é a oitava do gênero inaugurada este ano pela governadora Izolda Cela. A DPCE ofertou durante o evento atendimento gratuito à população como parte do projeto Acolher, promovido em paralelo à solenidade e em parceria com a Secretaria de Proteção Social (SPS).

“A Defensoria é entusiasta desse tipo de política, um policiamento perto da população. A Defensoria é parceira porque segurança pública feita com a Defensoria contribui para reduzir índices de violência. Contem sempre com a Defensoria. A gente tá aqui pra somar forças em prol dos mais vulneráveis”, afirmou.

O Copac do Siqueira conta com efetivo de 25 policiais, capacitados para lidarem com a implementação de uma política de segurança diferente da convencional, na qual os moradores do entorno da base do Comando têm acesso direto aos PMs, inclusive com uma linha telefônica para acionamento em ocorrências.

“Mas só o Copac não resolve o problema da violência. É por isso que, pouco a pouco, nós vamos ampliar a cobertura de serviços. Essa é uma problemática precisa de outras frentes fortes de ação. Tem coisas que a Polícia, sozinha, não dá conta e nós precisamos agir numa agenda integrada. E temos que expandir com foco na comunidade. Nesse sentido, a Defensoria faz um trabalho importante na defesa de direitos”, pontuou Izolda Cela.

Titular da SSPDS, o secretário Sandro Caron classificou a atuação do Copac como de uma polícia de proximidade, na qual a população conhecerá os agentes de segurança pelo nome. “Essa prevenção qualificada era o que faltava. Porque quanto mais perto das pessoas o policial está, mais seguras essas pessoas estão. Então, quanto mais vocês precisarem, mais poderão contar com o Copac.”