Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria prestigia lançamento de campanha nacional que estimula a vacinação

Defensoria prestigia lançamento de campanha nacional que estimula a vacinação

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará esteve presente na manhã desta segunda-feira (02/10) no lançamento da campanha nacional de multivacinação, voltada a crianças e adolescentes. O evento aconteceu em Fortaleza e teve a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade, e do ministro da Educação, Camilo Santana, na Escola Municipal Professor Anísio Teixeira, no bairro Paupina. A ação visa a retomada da cobertura vacinal e foi toda construída em cima de duas estratégias essenciais: imunização e educação. Representando a instituição, a secretária executiva, Flávia Maria de Andrade, participou da cerimônia. 

“Esse é um importante momento para a saúde do Ceará. Somos conhecidos nacionalmente por ser referência em educação. Acredito que com a volta do investimento em vacinação e na conscientização sobre a importância desse ato podemos também nos tornar referência em saúde pública”, pontua a defensora.

Durante seu pronunciamento, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a importância da aliança entre Governo Federal, Estado, Município e sociedade. “Hoje é um dia importante, nesse mês da criança estamos retomando o programa Saúde na Escola, que tinha sido muito fragilizado no governo anterior. Nós estamos retomando a vacinação, com a educação frente à doença sexualmente transmissível,  em uma cultura da paz que também une os Ministérios da Saúde e Educação. Eu quero saudar aqui a importância do Estado do Ceará que já atingiu 86% da cobertura de poliomielite, também mais de 100% na cobertura do BCG e 86% na tríplice viral”. Ainda durante a sua fala, pontuou a esperança de conseguir chegar a 90% de adesão dos cearenses. “Vacina é cuidado, vacina é vida. Então eu fico muito feliz de estar aqui, por isso estaremos juntos nessa construção”, ressalta Nísia.

O ministro da Educação, Camilo Santana, chamou atenção para a importância da regularização da caderneta de vacinação. “O que nós estamos fazendo aqui é alertando ao Brasil inteiro, proclamando o Brasil inteiro, e um espaço tão importante que é a escola, porque a escola não é só um lugar para aprender as matérias, aprender a ler, aprender a escrever. Mas, a escola ultrapassa esses muros, a escola tem que discutir a saúde das crianças, os problemas mentais da criança, é um espaço de acolhimento e de preparação”, pontua. 

O governador do Ceará, Elmano de Freitas destacou que o importante  que a sociedade se una para vacinar os dois milhões de crianças e adolescentes do Ceará. “Eu tenho certeza, se Deus quiser, ao final dessa campanha o estado do Ceará vai poder dizer que queremos chegar em 100% de vacinação das nossas crianças, dos nossos jovens e isso será possível de mãos dadas”, conclui.  

No Ceará, a multivacinação segue até o dia 14 de outubro, com o Dia D previsto para o próximo sábado (7). As vacinas estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde.