Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria promove nesta sexta (16) capacitação sobre questões raciais com secretária Zelma Madeira

Defensoria promove nesta sexta (16) capacitação sobre questões raciais com secretária Zelma Madeira

Publicado em
Texto: Da Redação

A Defensoria Pública do Ceará realiza nesta sexta-feira (16/5) capacitação sobre questões raciais para colaboradores(as), estagiários(as) e servidores(as) da instituição. Esse será o primeiro de diversos aulões planejados pelo Comitê de Defesa e Promoção da Igualdade Étnico-Racial da DPCE para o decorrer do ano.

A formação tem três objetivos principais: 1) oferecer informações para o corpo técnico da Defensoria ter mais condições de identificar a própria raça; 2) debater e desmistificar situações de racismo; e 3) melhorar ainda mais os atendimentos da instituição, cujo público principal é a população negra.

A cartilha E eu, sou o quê? Um pequeno guia sobre (a sua) raça vai guiar todos os momentos da capacitação. O autor do material, jornalista e pesquisador Bruno de Castro, especialista no tema, irá detalhar o conteúdo do impresso, que será distribuído a todas as pessoas participantes da formação (e pode ser acessada gratuitamente clicando aqui).

Secretária estadual da Igualdade Racial, a professora Zelma Madeira, também especialista no assunto e uma das maiores referências do Ceará em questões raciais, vai participar da formação. Ela irá ministrar palestra sobre o tema e ajudar a elucidar dúvidas do público a respeito de como devemos nos declarar étnico-racialmente e quais ferramentas temos para identificar e lidar com casos de racismo.

“O letramento racial das instituições é fundamental para que todas as pessoas que precisam do serviço público tenham cada vez menos risco de sofrer violências por conta das características físicas que têm. Não dá mais para, em pleno 2025, nós aceitarmos o racismo como algo normal. Porque ele não é normal. Ele deve ser combatido. Por isso, a criação do Comitê, a elaboração da cartilha e o início das formações são um compromisso da Defensoria, uma forma de praticarmos aquela máxima da Angela Davis de que ‘não basta não ser racista; é preciso ser antirracista’. E antirracismo a gente faz na prática, no dia a dia, todo dia e a todo momento”, afirma o presidente do Comitê de Igualdade Racial da DPCE, subdefensor geral Leandro Bessa.

SOBRE A CARTILHA
A cartilha E eu, sou o quê? Um pequeno guia sobre (a sua) raça foi lançada no último dia 25 de abril, em meio às comemorações dos 28 anos da Defensoria Pública do Ceará. Ela é escrita em linguagem simples e está sendo distribuída para todos(as) os(as) defensores(as), colaboradores(as), estagiários(as) e servidores(as) da DPCE.

Primeiro produto do Comitê de Defesa e Promoção da Igualdade Racial da instituição, o material reúne referências a fatos históricos, estatísticas sobre as cinco raças/cores reconhecidas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e informações a respeito das características de cada uma delas.

SERVIÇO
CAPACITAÇÃO SOBRE QUESTÕES RACIAIS
QUANDO:  16 de maio de 2024, a partir das 15 horas.
ONDE: auditório da DPCE (avenida Pinto Bandeira, nº 1.111, no bairro Luciano Cavalcante, em Fortaleza).