Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública debate feminicídio em audiência na Assembleia Legislativa

Defensoria Pública debate feminicídio em audiência na Assembleia Legislativa

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) participou nesta segunda-feira (28/11) de audiência na Assembleia Legislativa do Estado (Alece) que discutiu a prática de feminicídios contra adolescentes e mulheres. À frente da Rede Acolhe, iniciativa da DPCE que desde 2017 lida com Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI’s), a defensora Gina Kerlly Pontes Moura representou a instituição e alertou para a necessidade de se olhar a ocorrência do crime não apenas pelo prisma criminal, pois diversas questões decorrem dele.

Ela citou, por exemplo, a importância de serem implementadas políticas sociais e de saúde mental direcionadas aos familiares das vítimas. “A violência gera um impacto sobre a maternidade e faz com que a sociedade tenha filhos do feminicídio. E muitos desses crimes são cometidos na frente das crianças, que levam esse trauma pro resto da vida. É preciso uma política de transferência de renda para a família porque muitas vezes essa mulher que foi morta era a provedora do lar”, listou Gina Moura.

A defensora também falou sobre a tipificação do feminicídio, para que não se restrinja à autoridade policial e que outros órgãos o façam no decorrer da tramitação do processo. “Quando a situação está judicializada, pouco se inova. Temos que cobrar de todas as instituições do Sistema de Justiça esse olhar mais específico ao feminicídio”, acrescentou Gina.

Segundo o Fórum Cearense de Mulheres (FCM), 1.140 feminicídios foram cometidos entre 1º de janeiro de 2019 e 22 de novembro de 2022 no Estado. Em média, 70% desses crimes aconteceram com uso de armas de fogo. Eles ocorreram tanto em ambiente familiar e doméstico quanto fora dele (mas motivados por discriminação à condição de mulher).

“Nós temos um cenário de negação do feminicídio. Se não temos dados, é como se o fenômeno não existisse. A ausência de dados é um dado! Historicamente, a violência contra a mulher foi relegada ao âmbito privado. E não é! Tem um componente político muito forte”, afirmou a representante do FCM, advogada Rose Marques.

O deputado estadual Renato Roseno (PSol), autor do requerimento aprovado pela Alece que originou a audiência pública no Parlamento Estadual, reforçou a ausência de estatística da questão.
Segundo ele, o Estado tem comprovadamente uma subnotificação de casos. “Qualificar dados é o primeiro passo para combater violências. Queremos Delegacias de Defesa da Mulher fortalecidas e com real capacidade de intervenção”, frisou o parlamentar, enaltecendo a obrigatoriedade de toda cidade com mais de 60 mil habitantes dispor de uma DDM.

Representando a SSPDS, a delegada Eliana Maia Soares, que atua na defesa da mulher em Fortaleza, afirmou que a legislação brasileira para esse tipo de crime é uma das melhores do mundo, mas encontra problemas para a implementação. “A falta de efetivo da Polícia Civil, que é quem investiga os crimes, é complicada. Não vou ser hipócrita e dizer que a Delegacia da Mulher tem condições de investigar todos os crimes, porque não tem. Nós temos 60 policiais e a demanda é enorme.”

Ela alertou que todo feminicídio é precedido de outras violências, principalmente a psicológica. Segundo a delegada, por dia, a DDM de Fortaleza atende a uma média de 100 pessoas, com cerca de 70% registrando boletim de ocorrência. “Ao que parece, o Estado entende a violência doméstica como individual e como algo que não seria tão grave ou que seria um problema menor. E isso é um equívoco, porque uma criança que cresce vendo a mãe apanhar e o pai sendo agressivo vai normalizar a violência e tem tudo pra reproduzir essa violência”, finalizou.