Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará integra Pacto Contra o Coronavírus, ação da Assembleia para conter nova onda de Covid-19

Defensoria Pública do Ceará integra Pacto Contra o Coronavírus, ação da Assembleia para conter nova onda de Covid-19

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará participou, na tarde desta quarta-feira (23/06), da reunião de instalação do Pacto contra o Coronavírus no Ceará na Assembleia Legislativa do Estado. A ação, coordenada pelo Poder Legislativo, envolve diversos segmentos institucionais para evitar nova alta de casos de Covid-19, principalmente em julho, período de alta estação. A instituição foi representada pela defensora pública geral, Elizabeth Chagas.

O presidente da Assembleia, Evandro Leitão, reforçou que é preciso uma mobilização efetiva para evitar retrocessos no controle da pandemia no Ceará, com o objetivo de salvar vidas e pela retomada da economia o mais breve possível. “É importante entendermos que a pandemia ainda não passou, especialmente, agora, nas férias de julho, onde o nosso estado é visitado por muitos turistas. Então, nós temos que nos prevenir, e a mobilização passa por essa prevenção e a sensibilização de toda a população cearense”, destaca.

Além da Defensoria Pública, outras 15 instituições integram o Pacto. As entidades debateram estratégias para somar forças na ampliação do cadastro de vacinação e conscientização da população de que a pandemia não acabou. Durante a reunião, os parceiros se prontificaram a ajudar no cadastro da vacinação dos cearenses na plataforma Saúde Digital. As reuniões acontecerão mensalmente para alinhar os próximos passos do Pacto.

“A Defensoria Pública se soma com mais estratégias no combate à pandemia para avançar no cadastramento da vacinação e no cumprimento dos protocolos de conscientização da população para evitar a terceira onda. Vamos capacitar nosso corpo técnico para fazer o cadastro de vacina dos nossos assistidos que buscam os atendimentos remotos da Defensoria, caso não tenham conseguido. Além disso, vamos intensificar as campanhas de conscientização para o uso de máscaras e a importância do distanciamento social”, destacou a defensora pública geral do Ceará.

O Pacto terá diversas ações, dentre elas, as campanhas publicitárias e o diálogo com os setores envolvidos. “Vamos investir em publicidade, nas nossas mídias sociais e nos meios de comunicação. Será uma campanha unificada, com a mesma logomarca, para pedir conscientização. Vamos iniciar agora no período de férias, em que vários turistas irão visitar o nosso Estado, que é um destino bastante procurado. Temos que passar para eles que a pandemia não acabou e que temos de nos proteger e proteger os outros”, destacou Evandro Leitão.

Além da Defensoria Pública do Ceará, participaram do primeiro encontro a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio), a Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (CDL), o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJ-CE), o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MP-CE), o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), a Ordem dos Advogados do do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza (SMS), a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). Também participaram da reunião os deputados Antonio Granja (PDT), Augusta Brito (PCdoB), Osmar Baquit (PDT), Salmito (PDT) e Renato Roseno (Psol).