Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Ceará promove Webinário sobre violência sexual

Defensoria Pública do Ceará promove Webinário sobre violência sexual

Publicado em

A Defensoria Pública Geral do Ceará (DPCE) realizou nesta segunda-feira, 02/01,  o webinário “Violência sexual virtual: o que não fazer e o que fazer?”. O webinário integra a campanha “Pare e pense antes de compartilhar”, lançada em dezembro de 2022, em parceria com o Centro de Justiça Restaurativa (CJR) da DPCE e o Instituto Terre des Hommes Brasil (TdH).

A ação teve como objetivo conscientizar e proporcionar formação sobre educação e segurança digital. O evento gratuito e aberto à comunidade aconteceu de forma virtual através da plataforma Zoom.

A defensora pública e coordenadora do CJR, Érica Albuquerque, explica o intuito da formação. “O webinário e a campanha são estruturados como um enfoque restaurativo voltado para o olhar atento às pessoas afetadas por uma ação de violência virtual, para refletir sobre os sentimentos das pessoas vítimas hoje, no presente, assim como as necessidades surgidas a partir dessa violência e o que essas pessoas precisam para seguirem bem, com seus direitos garantidos, assegurados”, ressaltou.

Vazamento de fotos íntimas, extorsão, cyberbullying, invasão de contas e dispositivos são algumas das consequências sofridas por vítimas de crimes virtuais, assim pontuou Pâmela da Silva Rocha, estudante de Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Jovem Líder do Cidadão Digital de 2022. A discente ministrou a palestra sobre as formas de abordar a  violência on-line. “Construir um ambiente seguro e mostrar para os jovens, que aquilo que ele está passando é um crime e que esse jovem tem como procurar socorro, é muito importante”, relatou.

Dentre a programação para este ano de 2023, estão previstas ainda outras ações para debater o assunto, inclusive em escolas públicas de Fortaleza.