Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza eventos em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Publicado em

caminhao site

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Defensoria Pública do Estado do Ceará realiza uma série de eventos para lembrar a luta pela igualdade de direitos. A partir do dia 2 de março, o Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Defensoria Pública inicia uma programação em diversos núcleos especializados da instituição, com palestras e ações de educação em direitos, para tratar de questões que englobam a temática da violência contra as mulheres. A programação é em parceria com a Escola Superior da Defensoria Pública.

De acordo com dados coletados pelo Núcleo de Estudos e Pesquisa (Nuesp) da instituição, são elas que buscam pela assistência jurídica para resguardar os direitos de filhos, maridos, pais e demais entes da família. No levantamentos, o Nuesp identificou que o Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria (Nudesa) recebe dois grupos de solicitantes: um é composto pelas pessoas que vão fazer a própria solicitação e outro por quem pleiteia o direito de um parente. Nos dois casos, são mulheres, a maioria que busca pelo serviço. Durante o período monitorado, 2327 pessoas recorreram ao Nudesa e em 56,6% dos casos são buscas para demandas próprias e em 78,55% foram pedidos para parentes.

Para iniciar as programações, nos dias 03 e 04 de março, o Nudem, em parceria com a Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), estará com o Caminhão da Cidadã no Núcleo Central de Atendimento (NCA) da Defensoria Pública. O objetivo da ação é emitir documentação para a população, será possível entrar com o pedido de Registro Geral (1a e 2a Via), emissão do Cadastro de Pessoa Física (CPF), atestado de antecedentes criminais e serviços do Detran, como de habilitação e documentos do veículo.

O Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), o NCA, as Defensorias de Família e Criminal, localizadas no Fórum Clóvis Beviláqua e a Casa da Mulher Brasileira receberão visita dos defensores públicos titulares do Nudem, para explicar sobre questões da violência doméstica e realizar educação em direitos. “A ideia é levar materiais, panfletos, explicar um pouco sobre o objetivo dessa ação em alusão ao Dia da Mulher, principalmente sobre o trabalho que o Nudem realiza. Trazer, também, quais as redes de apoio que existem em Fortaleza que possam auxiliar essa mulher, pincelar os principais casos de violência doméstica e os tipos de violência que podem acontecer, falar sobre como a medida protetiva funciona e o que essa mulher tem direito. A ideia é justamente nos colocarmos à disposição, tirar dúvidas, conversar com as assistidas e divulgar o serviço do Nudem”, destaca a supervisora e defensora pública do Nudem, Jeritza Braga.

Nos dias 02, 03, e 04 de março, o Nudesa, NCA e Defensoria de Família, respectivamente, receberão os defensores durante a manhã. Já no dia 05 de março, durante a tarde, a Defensoria Criminal contará com a presença da blitz. “Iremos realizar uma espécie de blitz nos núcleos. Essas visitas, inclusive, foram articuladas com os supervisores dessas áreas de atuação e ajustamos os horários. No Nudesa, Defensoria de Família e NCA será durante a manhã, a partir das 8h, e nas Defensorias Criminais, durante o período da tarde”, explica Jeritza Braga.

No dia 05 de março, durante a manhã, os defensores públicos integram a programação da Casa da Mulher Brasileira (CMB), como Delegacia da Mulher e Ministério Público, estarão panfletando em frente ao sinal da CMB. O objetivo é prestar orientação e distribuir material impresso que pode servir de auxílio.

Para encerrar as atividades, no dia 06, será realizado na CMB um evento que contará com exposições, debates e apresentações culturais. As programações se iniciam às 8h, com um café da manhã, e continuam até o meio-dia. O evento é aberto ao público e contou com o apoio da Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Ceará (Adpec).

Serviço:

Dia da Mulher –

A partir das 8h:
02/03 Núcleo de Defesa da Saúde da Defensoria – Rua Auristela Maia Farias, 1100
03/03 Núcleo Central de Atendimento da Defensoria Pública do Ceará – Rua Nelson Studart, S/N, Bairro Luciano Cavalcante.
04/03 Defensorias de Família – Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz).
05/03 – Panfletaço em frente a Casa da Mulher Brasileira
06/03 – Atividade alusiva ao Dia da Mulher na Casa da Mulher Brasileira

A partir de 12h:
05/03 Defensorias Criminais – Fórum Clóvis Beviláqua (Rua Floriano Benevides Magalhães, 220, bairro Edson Queiroz).

 
Saiba quem tem direito a isenção da taxa da 2º via do RG:

– Os reconhecidos pobres, inseridos no Cadastro Único do Fundo Nacional de Assistência Social – É preciso apresentar
uma declaração do CRAS ou da Secretaria de Assistência Social, original, atualizada (máx. 90 dias),
constando o número do NIS, do RG ou CPF, carimbada e assinada.

– Os que estão em gozo do benefício do seguro – desemprego, comprovada por meio de documentação

– Pessoas em situação de rua, desde que referenciadas pela rede socioassistencial do Estado ou Município.
É necessário comprovação por meio de declaração.

– Idosos – idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, desde que referenciadas pela rede socioassistencial do Estado ou Município.
É necessário comprovação por meio de declaração.