Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública é parceira em campanha de incentivo a doação de sangue em Sobral

Defensoria Pública é parceira em campanha de incentivo a doação de sangue em Sobral

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará realizará na próxima quinta-feira (26/1) uma campanha de incentivo e conscientização sobre a importância da Doação de Sangue  em Sobral. A iniciativa acontece em parceria com o Governo do Estado, na sede do projeto Laços de Família: conhecer para amar ( Av. Dr. Guarany, 864 – Centro – Sobral), e contará com a equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em três turnos: das 8h às 12h; 14h às 17h e das 18h30 às 21h30.

A ação será uma oportunidade para que a sociedade civil junto com defensores públicos, servidores, colaboradores e estudantes possam colaborar para o abastecimento do banco de reserva do centro. Os(as) interessados(as) podem realizar o agendamento prévio pelos contatos: (88) 3677-4623/4627, pelo whatsapp (88) 3677-1512 ou ainda pelo site: doador.hemoce.ce.gov.br.

Francisca Juliana Carneiro, colaboradora do setor de captação do Hemoce, explica que o agendamento possibilita maior agilidade. “O ideal é que a pessoa realize o seu acesse os canais informados e confirme seu atendimento, pois assim o fluxo se torna mais rápido e organizado, viabilizando um atendimento melhor para todos. Mas, as pessoas que ficarem sabendo da ação no dia e que tenham interesse em participar também serão acolhidas”, explica.

Ao comparecer ao local é necessário portar o documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, além de pesar mais de 50kg.

Para doar é necessário algumas precauções. O Hemocentro orienta sobre a importância de dormir bem na noite anterior à doação, não ingerir bebida alcoólica nas últimas 12 horas antes da doação, alimentar-se bem, evitando alimento gorduroso, não fumar 2 horas antes e 2 horas depois da doação.

O projeto Laços de Família: conhecer para amar é uma parceria entre Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) e Centro Universitário INTA (Uninta) e promove o acesso da população às práticas extrajudiciais de solução consensual de conflitos de família, por meio da mediação, conciliação e demais técnicas.

Quem não pode doar

Pessoas com diagnósticos de hepatite após 10 anos de idade; mulheres grávidas ou amamentando; usuários de drogas; pessoas expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas; pessoas que fizeram endoscopia nos últimos 6 meses.