Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública em Pacajus realiza ação concentrada para atendimento na área de Família

Defensoria Pública em Pacajus realiza ação concentrada para atendimento na área de Família

Publicado em

Uma força-tarefa concentrada para realizar atendimentos especializados e focados apenas nas ações de direito de família. A iniciativa foi da Defensoria Pública do Estado do Ceará, na cidade de Pacajus, visando oferecer celeridade e a assistência jurídica necessária para a população. A ação começou na segunda-feira (23.10) e segue até esta quarta-feira (25.10), focado nas demandas de guarda, oferta de alimentos, regulamentação de visitas, revisão de alimentos, divórcio (consensual e litigioso), alimentos e curatela.

A defensora pública Juliana Neri foi a responsável pela organização do mutirão, cujo objetivo é buscar soluções justas e satisfatórias para todas as partes afetadas por esses processos. “Ao todo, foram agendados 64 atendimentos e a maioria das pessoas saíram daqui com o processo protocolado. Para facilitar a nossa logística, separamos cada dia do mutirão para um atendimento específico. Um dia, por exemplo, só para as ações de divórcio, outro dia só para as ações de alimentos. Até a semana passada, entramos em contato com todas as pessoas que estavam agendadas para recebermos as documentações e nessa semana realizamos os atendimentos para darmos entrada na grande maioria das ações”, explica a defensora pública.

Juliana explica que tenta ao máximo que a pessoa já saia com o número do processo, para não deixar nenhuma pendência pra depois. “Isso facilita a nossa vida, por isso que pegamos esses documentos na semana anterior, pois além de facilitar a dinâmica, o atendimento ocorre de forma mais célere e a parte sai satisfeita porque já sabe o número do processo”, complementou a defensora.

As demandas envolvem diversos casos, como alimentos, investigação de paternidade, reconhecimento de união estável, divórcio e guarda. O mutirão beneficiará tanto os assistidos, que terão seus pedidos ingressados com mais agilidade, quanto a Defensoria, que poderá atender um maior número de pessoas em busca de atendimento mais célere.

“Vimos a necessidade de realizar essa ação concentrada , porque a nossa principal demanda é relacionada ao direito de família. Então, quanto mais rápido resolvermos, melhor para todos. Toda a nossa equipe ficou empenhada em assegurar que cada cidadão tenha acesso à justiça de maneira rápida e eficiente. Estamos trabalhando arduamente para fortalecer ainda mais os laços entre a Defensoria Pública e a sociedade, promovendo uma abordagem humanizada e dedicada a cada caso confiado a nós”, destaca a defensora.