Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública firma parceria para o setor de psicossocial, que vem batendo recordes de atendimentos remotos

Defensoria Pública firma parceria para o setor de psicossocial, que vem batendo recordes de atendimentos remotos

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará firmou parceria com a Faculdade Ari de Sá para que alunos do curso de psicologia possam realizar seus estágios finais no setor de psicossocial da Defensoria. O convênio foi assinado na tarde desta terça-feira (11) pela defensora pública geral, Elizabeth Chagas, em conjunto com o diretor executivo da Faculdade Ari de Sá, Andrey Halyson Lima Barbosa.

De acordo com o termo assinado, os estudantes que tenham cursado a disciplina de psicologia jurídica poderão estagiar durante um semestre para cumprimento de carga horária relativa à prática de estágio em Psicologia Jurídica, sob a supervisão de professoras da Faculdade Ari de Sá e da equipe da Defensoria. Por semestre, a Defensoria Pública receberá até oito estudantes.

A defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas ressalta que o convênio assinado vem em um momento primordial, no qual o serviço psicossocial da Defensoria Pública do Estado registra intenso movimento. “A pandemia do novo coronavírus chegou avassaladora, trazendo novos desafios emocionais para a população e novas demandas para as equipes do serviço psicossocial da nossa instituição. O aumento no número de atendimentos reforça a importância em abrir caminhos de discussões sobre a saúde mental, principalmente em tempos de crise, e essa parceria é uma resposta imediata a essa demanda que só cresce a cada dia”, destacou Elizabeth.

O setor de psicossocial da Defensoria registrou mais um mês de intenso movimento: somente em abril de 2021, foram realizados 3.288 procedimentos psicossociais pelas equipes da Defensoria no Estado. Em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram computados 846 atendimentos, houve um aumento de 284.9%. Entre as demandas,1.275 foram de atendimentos iniciais (representando 39% dos procedimentos), 1.294 (40%) foram acompanhamentos de casos em andamento, 550 encaminhamentos internos e externos (17%), 68 participações em mediações, conciliações e atividades de reunião de grupo.

“A pandemia realmente nos deixou pequenos, pois as demandas psicossociais são sempre complexas e em grande quantidade, sobretudo na cidade de Juazeiro do Norte, onde observamos cada vez mais um número muito elevado de procura de atendimentos”, reforça Andreya Arruda, coordenadora do setor de psicossocial da Defensoria.

Os estudantes serão acompanhados também pelo Núcleo de Estágio da Defensoria. “Através dos convênios com a academia, o Núcleo de Estágio promove a junção da teoria com a prática, formando profissionais mais vocacionados e conscientes de sua responsabilidade social, bem como oportunizando experiências transformadoras para esses jovens estudantes, contribuindo, assim, para uma capacitação de excelência”, reforça Patrícia de Sá Leitão, defensora pública supervisora do Núcleo de Estágio.