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Defensoria Pública garante ainda mais alcance com assistente virtual em Libras. Site passa a ter 98% de acessibilidade 

Defensoria Pública garante ainda mais alcance com assistente virtual em Libras. Site passa a ter 98% de acessibilidade 

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Sempre visando ampliar a sua acessibilidade, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) implementou nesta terça-feira (04.04), uma nova ferramenta capaz de auxiliar pessoas com deficiência auditiva a terem uma melhor experiência durante o uso do site institucional. Ao navegar na página da DPCE, o usuário deve buscar na parte superior direita por um ícone azul com duas mãos brancas, lá ele encontrará o avatar que auxiliará em todos os cliques traduzindo o conteúdo selecionado para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

De acordo com Elienai Amaro, coordenador de Tecnologia de Informação da Defensoria, o projeto surgiu para atender a demanda que tem sido sempre melhor a navegabilidade, ampliando a acessibilidade para todas e todos. “A importância de ter essa ferramenta no site da Defensoria é alcançar ainda mais um maior número de pessoas, promovendo a inclusão de quem necessita dos recursos disponibilizados pela instituição”, pontua.

O investimento em acessibilidade não é algo novo para a DPCE. Desde o começo da gestão e com o enfoque da pandemia, a Defensoria Geral passou a investir em ferramentas de acessibilidade em sua página. Com base no Avaliador e Simulador de Acessibilidade em Sítios (Ases), do Governo Federal, o site da Defensoria apresenta 98% de inclusão para pessoas com deficiência em sua composição. Ferramentas de contraste, descrição de imagem e agora Libras completam os investimentos em tecnologia que estão sempre em aperfeiçoamento. “As ferramentas são voltadas para os usuários com dificuldade motora ou tem baixa visão, mas também idosos, pessoas do espectro autista e com outras características que demandam uma plataforma que se aproxime de suas necessidades”, explica a defensora geral, Elizabeth Chagas.

Há uma opção no topo da página descrita como Acessibilidade. Nessa parte os navegadores podem controlar o nível de luminosidade, tamanho da fonte, contraste e destaque. “O papel da Defensoria é estar próxima à população. Com a implementação dessa nova vertente de acessibilidade, demos mais um passo para ajudar com informações o maior número de pessoas a acessar seus direitos”, pontuou a defensora pública geral.

Os direitos das Pessoas com Deficiência serão destacados no tema da Associação Nacional dos Defensores e Defensoras Públicas (Anadep) e Conselho Nacional de Defensores e Defensoras Gerais (Condege), que é anualmente lançado em maio.