Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública participa de escuta das populações vulnerabilizadas, em Limoeiro

Defensoria Pública participa de escuta das populações vulnerabilizadas, em Limoeiro

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) esteve presente no encerramento do Participatório em Saúde e Ecologia de Saberes, projeto da Fiocruz Ceará que visa o cadastro de experiências em Vigilância Popular em Saúde, Ambiente e Trabalho. O evento aconteceu nesta quarta-feira (18/10),  no auditório da Fafidam UECE, em Limoeiro do Norte. A DPCE foi representada pela defensora pública Lívia Soares,.

O momento contou com o Seminário “As lutas, conquistas e desafios contra os agrotóxicos e na defesa da vida na Chapada do Apodi”. Na ocasião, as representações quilombolas e camponesas apresentam as denúncias, lutas e as formas de resistência que enfrentaram para defender seus territórios e mostram os caminhos que trilham na agroecologia, onde tornam um modo produção possível para viver, livres de veneno e em harmonia com a natureza.

A defensora pública Lívia Soares frisa a importância da Defensoria participar desse projeto, pois aproxima a comunidade da instituição, também conhece os problemas da região. “A gente tem a oportunidade de ouvir a sociedade, entender os problemas e propomos soluções em conjunto. Fazemos visita ao local, andamos nas comunidades, conversamos sobre as dificuldades. Essa é a fundamentalidade de estarmos perto das pessoas e nesses encontros a Defensoria fica à disposição da população para a garatia de direitos”, declarou a defensora. 

Além da Defensoria, estiveram presente representantes das comunidades. o deputado estadual Renato Roseno e o coordenador do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos, subprocurador-geral do Trabalho, Pedro Serafim.