Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública participa de live “Estrutura das Unidades de Acolhimento”, promovida pelo Clube Rotary Terra Luz

Defensoria Pública participa de live “Estrutura das Unidades de Acolhimento”, promovida pelo Clube Rotary Terra Luz

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado, por meio do Núcleo de Atendimento da Defensoria Pública da Infância e da Juventude (Nadij), participou nesta quinta-feira (25), pela plataforma Google Meet, da live “Estrutura das Unidades de Acolhimento”, promovida pelo Clube Rotary Terra Luz de Fortaleza para os seus integrantes. O momento foi ministrado pela defensora pública e titular do Nadij,  Ana Cristina Teixeira Barreto, e contou com ainda com a condução do secretário do Clube Rotary Terra Luz, José Rômulo da Hora e abertura oficial do atual presidente, Ivan Kerber.

A defensora pública destaca a importância do encontro para fortalecimento e apresentação do trabalho realizado pela Defensoria Pública na defesa dos direitos de crianças e adolescentes. “Foi uma oportunidade de expor a nossa atuação e de despertar um debate e envolvimento das pessoas em novas ações para os acolhimentos em prol das nossas crianças e adolescentes”, disse Ana Cristina.

Os encaminhamentos buscarão gerar oportunidades na área de  educação, cultura, tecnologia, orientação espiritual, bem como apoio psicológico, capacitação, estágio, emprego e renda.

Durante a palestra, Ana Cristina reforçou ainda sobre o programa de Apadrinhamento de Crianças e Adolescentes. “O Clube Rotary reúne pessoas que têm compromisso com projetos humanitários e com a prestação de serviço à comunidade. Poder apresentar a realidade dentro dos abrigos e o programa de apadrinho fomenta o engajamento de todos em poder contribuir para garantir às crianças  institucionalizadas uma vida melhor, facilitando o acesso aos serviços e o atendimento das demandas particulares de cada um deles”, contextualizou.

O secretário, José Rômulo da Hora, pontuou sobre como o encontro foi relevante para compreensão do funcionamento e estrutura das unidades de acolhimento. “Já temos uma atuação junto a um dos abrigos, mas nosso planejamento estratégico para os próximos três anos visa atuar de forma mais intensa junto às unidades de acolhimento. A palestra possibilitou uma aproximação do contexto real dessas unidades e foi surpreendente. Não tínhamos ideia da amplitude e profundidade do engajamento da Defensoria Pública nessa temática”, mencionou Rômulo.

Após a reunião será iniciado o plano de ação. “Vamos avaliar o que podemos fazer para permitir que essas crianças e jovens possam ter novas oportunidades. Vamos espalhar esse material junto aos demais Clubes do Estado, pois queremos montar um time forte de trabalho. Desejamos gerar oportunidades de fortalecimento da educação dessas crianças e jovens, promover oportunidades de estágio, de emprego – oportunidade de acreditarem em um futuro digno!, enfatizou o secretário.

A palestra foi gravada e será transmitida aos demais clubes rotarianos locais que irão se reunir e pensar propostas de apadrinhamento das unidades. No Ceará, são 35 Clubes Rotary.