Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública promove conversa com sociedade civil de Sobral

Defensoria Pública promove conversa com sociedade civil de Sobral

Publicado em

Na última terça-feira (16), a Ouvidoria Geral da Defensoria Pública do Ceará participou de reunião com representantes da sociedade civil de Sobral, como parte do Fórum Municipal de Sobral dos Direitos Humanos, com intuito de debater e propor a construção de um espaço de escuta, compartilhamento, orientação jurídica e as estruturação de uma rede de apoio. A reunião foi proposta pela ouvidora externa, Antônia Mendes, e realizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Sobral. O defensor público Rafael Piaia, titular em Sobral e suplente do Conselho Municipal dos Direitos Humanos de Sobral, esteve presente no debate.

photo_2020-06-18_14-08-31Com o intuito de fortalecer a articulação dos movimentos sociais com a Defensoria, a conversa pautou a realidade e diversidade de cada uma das instituições presentes. “Em tempos tão difíceis juntar tanta gente e falar do que temos feito para suportarmos uma situação tão complicada, é um exercício muito bom. O nível da discussão também nos mostra uma sociedade civil que está vigilante à atuação das políticas públicas e da Defensoria. O que foi mais significativo foi a avaliação das necessidades e a visibilidade dos esforços de todos na luta pela permanência das políticas públicas. Por outro lado, o grupo não hesitou em apontar como a Defensoria pode atuar melhor nesse momento”, pontuou Antônia Mendes.

Segundo o defensor público Rafael Piaia, das demandas para a Defensoria foi requerida uma participação ainda mais ativa no combate à violência das classes mais vulneráveis. “Na conversa, todos expuseram as realidades difíceis que estão sendo enfrentadas em todos os bairros e foi reafirmada a importância e necessidade da Defensoria, sobretudo, por conta da atuação que a instituição tem na região de Sobral, estar ainda mais vigilante”. Rafael Piaia destacou ainda que os participantes também falaram da necessidade de mais ações de educação em direitos para que as pessoas tenham conhecimento de seus direitos.

Além da Defensoria e Secretaria de DH de Sobral, participaram da reunião: representantes do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, representação dos Povos de Terreiros, Instituto Cigano do Ceará, Levante Popular da Juventude, Comunidade Quilombola da Fazenda Jardim, Movimento Juntos, Conaq, Uninta, Liga de Direitos Humanos, Neabi/IFCE, União Nacional dos Estudantes (UNE), APAE e população LGBTQI.