Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria Pública realiza visita em abrigos para idosos

Publicado em

DSC_0196

Na tarde desta terça-feira (15 de março), o Núcleo do Idoso da Defensoria Pública Geral do Estado realizou, em parceira com o Ministério Público do Estado, mais uma visita nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI’s) em Fortaleza. O Recanto Sagrado Coração, instituição filantrópica que acolhe 31 idosas recebeu a comitiva composta pela defensora pública Sâmia Costa Farias Maia e pelos promotores de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara e Magda Kate e Silva Ferreira Lima.

A Defensoria Pública do Ceará garante, por meio do Núcleo do Idoso, o atendimento especializado e prioritário para o cidadão acima de sessenta anos, atuando em todas as esferas da vida civil do idoso, de forma a concretizar seus direitos, com especial ênfase para as questões ligadas à saúde, família e propriedade.

As visitas com o acompanhamento da Defensoria Pública tem o objetivo de realizar atendimento às questões individuais de cada idoso, como por exemplo as ações de Interdição e Curatela, além de dar o suporte jurídico às instituições. De acordo com a defensora pública Sâmia Farias, a experiência de visitar os abrigos é enriquecedora. “É uma lição de vida fazer esse trabalho. Com as visitas inloco temos a oportunidade de conhecer a realidade dessas pessoas, que muitas vezes são abandonadas pela família, além de nos aproximar das instituições, dando todo o suporte jurídico na rotina dos abrigos”.

A comitiva foi atendida pela assistente social, Nayandra Pinheiro. “Recebemos essa comissão da melhor maneira possível porque é extremamente importante esse acompanhamento tanto da Defensoria Pública, como do Ministério Público. Sabemos que eles são nossos parceiros e quando eles fazem algumas exigências são para que a instituição possa se prevenir de riscos e esteja em conformidade com a lei”, destacou.