Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza dia de vacinação contra H1N1 e campanha para cadastro de doadores de medula

Defensoria realiza dia de vacinação contra H1N1 e campanha para cadastro de doadores de medula

Publicado em

Ana Flávia da Silva Mendes Ferreira, de 26 anos, tinha medo e dúvidas sobre o cadastro e a coleta de sangue para tornar-se doadora de medula óssea. Foi por meio de um panfleto do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), entregue na Defensoria Pública, que a colaboradora da instituição tomou conhecimento de que era mais fácil do que havia imaginado. Nesta quarta-feira, 29 de setembro, pela manhã, ela declarou-se doadora, fez o cadastro e realizou a coleta de uma amostra de sangue. Agora, Ana Flávia pode salvar vidas.

No total, 19 pessoas realizaram cadastros durante todo o dia, quando equipe do Hemoce veio à sede da Defensoria para cadastrar novos doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula óssea (Redome), em uma ação realizada em parceria com o Governo do Estado. O dia também contou com mobilização para vacinação contra a gripe (H1N1), quando defensores, colaboradores, estagiários, familiares e assistidos também puderam receber doses do imunizante. A vacinação foi aplicada em 114 pessoas, em uma parceria da Defensoria com a Prefeitura de Fortaleza. 

“Se eu doar para uma pessoa não vai me fazer falta, então, por que não fazer? Eu imaginava que o procedimento era de outra forma. Por meio do panfleto do Hemoce, eu descobri que era algo super simples. Não tem complicação. Quero encorajar outras pessoas a serem doadoras”, reforça Ana Flávia. 

Uma das primeiras pessoas a receberem a vacina contra H1N1 nesta quarta foi a defensora pública e secretária-executiva da Defensoria, Flávia Maria de Andrade. “A Defensoria apoia a campanha nacional de vacinação contra a gripe e quer estimular que mais pessoas possam ser imunizadas contra o H1N1. É importante lembrar que a vacina evita complicações decorrentes da gripe. E nós, enquanto instituição, promovemos esse dia de vacinação para os defensores, colaboradores, estagiários e familiares, pois queremos além de cuidar de nossos colegas, colaboradores e de suas famílias, proteger igualmente os nossos assistidos”, reforça Flávia. 

Campanha de vacinação contra gripe. A campanha nacional de vacinação contra a gripe foi ampliada para toda a população a partir dos seis meses de idade. O cenário de pandemia da Covid-19, contudo, tem impactado a adesão da população à vacinação contra a influenza. A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) alerta que a baixa adesão pode impactar em uma maior exposição ao vírus no Ceará, fazendo aumentar o número de casos. Em Fortaleza, além dos postos de saúde, a população pode procurar o Centro de Especialidades Pediátricas, no bairro Meireles.

Atualmente, as campanhas de vacinação contra gripe e contra Covid-19 ocorrem simultaneamente. A Sesa informa que é fundamental respeitar o intervalo recomendado de 14 dias, antes e depois, entre as vacinas.  

Medula óssea. Neste mês ocorre a campanha referente ao Dia Mundial do Doador de Medula Óssea, realizado no dia 18 de setembro. Durante estas semanas, o Hemoce tem realizado ações de sensibilização da população para que seja ampliado o número de inscritos no Redome. Mas é possível realizar cadastro em qualquer época do ano. No Ceará, o Hemoce é o órgão responsável pelo cadastro e já registrou mais de 214 mil pessoas como possíveis doadores de medula óssea.

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 35 anos, não ter histórico de câncer e coletar 5ml de sangue para os testes. Pronto! Com isto encaminhado, basta realizar um cadastro no Redome. “O cadastro para a doação de medula óssea é um importante passo, além de muito simples. Ser doador é ter a possibilidade de salvar vidas. A nossa ideia com esta parceria é aproximar de defensores, colaboradores, estagiários e da população em geral a decisão de ser um doador, a decisão de fazer o bem”, comenta Flávia.