Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza inauguração de novas salas no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza

Defensoria realiza inauguração de novas salas no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado do Ceará realizou na manhã desta terça-feira, dia 31 de agosto, a inauguração das novas salas da Defensoria Criminal, da Infância e Juventude e das Sucessões, localizadas no Fórum Clóvis Beviláqua, em Fortaleza. As reformas ocorreram ao longo do ano de 2020, com o objetivo de readequar às novas configurações impressas pela Diretoria do Fórum e os espaços foram ampliados e ganharam novas configurações.

Com essa remodelação, os atendimentos das Defensorias das Sucessões, Família, Cível, Fazenda Pública, Curadoria e Infância ficaram concentrados no mesmo andar. Em outro andar, ficaram concentrados os atendimentos das Defensorias Criminais, de modo a facilitar o fluxo interno e a rotina de trabalho.

A solenidade foi transmitida pelo instagram @DefensoriaCeara e contou com a presença da defensora geral Elizabeth Chagas, da subdefensora pública geral, Samia Farias, da presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, do Promotor de Justiça Eneas Romero de Vasconcelos, da diretora do Fórum, Ana Cristina de Pontes, da presidente da Associação dos Defensoras Públicas e dos Defensores Públicos (Adpec), Andrea Coelho, da secretária executiva da defensora pública geral, Flávia Maria de Andrade Lima, da coordenadora das Defensorias da Capital, Sulamita Teixeira, da assessora de planejamento e controle da Defensoria, Denise Castelo, além dos supervisores das Defensorias Criminal, Manfredo Rommel, Defensorias da Infância e Juventude, Julliana Andrade, e das Defensorias das sucessões, Rogério Matias.

Durante seu discurso, a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, falou sobre a importância do momento. “É uma alegria, após mais de um ano longe destes corredores, poder retornar ao Fórum Clóvis Beviláqua e ver que começamos a dar alguns passos na retomada gradual das atividades presenciais. Não sem a vacinação de todas, todos e todes, e principalmente, com os dados sanitários mais otimistas desde que começou a pandemia em março de 2020. Foi por isso que achamos oportuno abrirmos as salas Defensorias para os colegas, aos colaboradores e para os cidadãos, nesta inauguração virtual, apresentando a sociedade as novas salas da Defensoria Criminal, da Infância e Juventude e também das Sucessões para que, em breve, com todas as medidas sanitárias possíveis, possamos voltar a ocupar estes espaços presencialmente ao lado do povo”, destacou.

“Para nós da Defensoria, tivemos o desafio de colocar a nossa instituição em pleno atendimento – só que desta vez remoto – e permanecer firmes no propósito de lutar por igualdade social, para diminuir as vulnerabilidades, auxiliar às políticas de saúde pública e cumprir nosso dever constitucional de promover a justiça social. Nós fizemos muito”, complementou a defensora geral lembrando os números da Defensoria, que superou as 901 mil atuações em 2020.

A diretora do Fórum Clóvis Beviláqua, Ana Cristina de Pontes, falou sobre o diálogo e parceria com a Defensoria, que moveu os recursos necessários para as mudanças, mesmo em tempo de pandemia. “Essa iniciativa é uma parceria entre as instituições e faz parte de um projeto que hoje estamos consolidando, visando otimizar e reestruturar todos os espaços integrados. Fortalecemos não só uma gestão eficiente, mas especialmente a acolhida devida aos usuários quando eles buscarem o serviço desejado”, destacou.

A presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira relembrou um pouco de sua trajetória. “Lembro-me bem do ano de 1994 quando aqui cheguei na inauguração desse prédio e permaneci até 2009, quando tive acesso ao cargo de desembargadora. Estar aqui também na data de hoje, na qualidade de presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, fazendo parte desse momento ímpar e festivo, de um grande avanço da Defensoria do Estado do Ceará é gratificante. Essa Defensoria que ampara e atende ao público que busca um melhor guia, a paz e tranquilidade da sua vida. Fico feliz em estar aqui e presenciar todas essas melhorias. Conte sempre com a gente e com a presidência, pois quando as instituições trabalham com diálogo e no jurisdicional é isso que a população quer e precisa”, destacou a desembargadora.

Os atendimentos da Defensoria Pública ainda estão acontecendo preferencialmente de forma retoma. Para ter acesso aos canais de atendimento basta acessar o link : https://www.defensoria.ce.def.br/covdi-19/. Cada órgão de atuação da capital tem um número de contato, onde a população pode ligar ou mandar uma mensagem de texto para solicitar o atendimento.