Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria realiza Mutirão Meu Pai tem Nome neste sábado (19). Ação concentrada acontece em todo país

Defensoria realiza Mutirão Meu Pai tem Nome neste sábado (19). Ação concentrada acontece em todo país

Publicado em

Conforme dados da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), 164.161 crianças ficaram sem o nome do pai na certidão de nascimento em 2022. No Ceará, 8.058 crianças foram registradas com pai ausente. Até junho deste ano, o total é de 4.324 crianças registradas sem o nome do genitor na certidão.

Com intuito de reduzir o número, as Defensorias Públicas do Brasil realizam, neste sábado , dia 19 de agosto, um mutirão nacional para reconhecimento de paternidade. O projeto “Meu Pai Tem Nome” é uma iniciativa do Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege), e defende que todo filho ou filha têm o direito de conhecer a identidade do pai e conviver com a família.

No Ceará, os atendimentos vão acontecer nas sedes da Defensoria Pública do Estado nas cidades de Fortaleza, Sobral, Juazeiro do Norte (que contempla nascidos em Crato e Barbalha), Quixadá e Jaguaruana. O mutirão tem como objetivo principal a realização de conciliação extrajudicial para reconhecimento voluntário de paternidade.

Além das audiências extrajudiciais de mediação/conciliação para o reconhecimento voluntário da paternidade, o evento ainda prevê o atendimento de casos que não tiveram acordo entre as partes com exames de DNA e ingresso em ações judiciais para esse reconhecimento. No dia do mutirão serão realizadas coletas de material genético e realização de exames de DNA, nos casos indicados ou, se necessário, agendados essas coletas.

“Lembrando que só quem pode participar do Dia D deste sábado são aquelas pessoas que realizaram o agendamento prévio, no site da Defensoria. As ações de investigação e reconhecimento de paternidade são umas das principais demandas da área do Direito de Família que recebemos e para buscar o atendimento basta ir a uma das nossas  sedes em diversas cidades do Estado”, pontuou o defensor público Manfredo Rommel Candido Maciel, coordenador da campanha no Ceará.

Serviço

Meu Pai Tem Nome

Dia D: 19 de agosto

Endereço do atendimentos nas cidades (somente para agendados):

 

  • Fortaleza – Rua Nelson Studart, s/n, no bairro Luciano Cavalcante
  • Juazeiro do Norte (que contemplará inscritos das cidades de Crato e Barbalha) –Rua Jonas de Souza Silva, 60, bairro Lagoa Seca
  • Sobral – Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, nº 1.200, no bairro Dom Expedito
  • Jaguaruana – Rua São José, nº 1.547, no Centro
  • Quixadá – Rua Juvêncio Alves, nº 660, no Centro (UniCatólica Quixadá)