Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Nuham e Ouvidoria visitam ocupação Reviver para avaliar condições das 153 famílias e receber demandas

Nuham e Ouvidoria visitam ocupação Reviver para avaliar condições das 153 famílias e receber demandas

Publicado em
TEXTO: SAMANTHA KELLY, ESTAGIÁRIA EM JORNALISMO

Nesta terça-feira (9/4), a Ouvidoria Geral Externa e o Núcleo de Habitação e Moradia (Nuham) da Defensoria Pública do Ceará (DPCE) visitaram a ocupação Reviver, no bairro Presidente Vargas, em Fortaleza, com objetivo de conhecer o local e averiguar as condições de segurança das 153 famílias que estão na localidade. A ouvidora Joyce Ramos e a supervisora do Nuham, Elizabeth Chagas, colheram depoimentos do moradores e prestaram as devidas orientações. Os ocupantes estão na região a mais de uma semana e reivindicam os seus direitos a moradia.

Segundo a ouvidora, a Defensoria fez um levantamento na ocupação para avaliar a quantidade de pessoas, o perfil das famílias, identificar crianças com autismo, número de idosos e a situação laboral dos adultos em vulnerabilidade. “Nós buscamos fortalecer a presença institucional da Defensoria em todos os espaços. Estar nas ocupações é também mapear as demandas e evitar ou minimizar retaliações. Estamos fazendo um levantamento inicial da realidade social dessas famílias e vamos encaminhar para dentro da Defensoria”, pontua Joyce.

A supervisora do Nuham, Elizabeth Chagas disse que o Núcleo está averiguando a propriedade do terreno para garantir o acesso aos direitos dos ocupantes. “Estamos aqui para pensar na moradia dignas de todas essas pessoas, com politicas habitacionais adequadas. Elas ocupam este local por não ter aonde morar, e por isso, nós em condição de Defensoria Pública, viemos acompanhar essa situação para que não aja violações de direitos e conseguir contribuir de maneira positiva para trazer dignidades a essas pessoas”, conclui a Elizabeth.