Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria recebe Conrado Paulino da Rosa para debater sobre direito de família, em evento do IBDFAM

Defensoria recebe Conrado Paulino da Rosa para debater sobre direito de família, em evento do IBDFAM

Publicado em

O Instituto Brasileiro do Direito de Família – Ceará (IBDFAM) realiza, nesta quinta-feira (12), às 16h30, a palestra “Os Impactos do Maternar nas Relações Familiares”, no auditório Jesus Xavier de Brito, da Defensoria. O momento, que tem apoio da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), traz como convidados o professor, advogado em Família e Sucessões e pós-doutor em Direito-UFSC, Conrado Paulino da Rosa, e a professora da Universidade de Fortaleza, doutora em Direito, Joyceane Bezerra de Menezes. O evento conta ainda com o apoio do Ministério Público do Ceará, da Ordem dos Advogados do Ceará (OAB-CE) e da Comissão da Mulher Advogada (CMA/CE).

A supervisora do Núcleo de Resposta do Réu (NURDP) e diretora do Instituto Brasileiro de Direito de Família – Ceará (IBDFAM), Roberta Madeira Quaranta, participa da palestra como debatedora e reforça que tratar sobre arestas do Direito de Família é essencial. “As demandas que envolvem o Direito de Família são latentes dentro do Judiciário e, dentro desse contexto, a figura da mãe ocupa papel central. São questões sutis, que lidam com diversas histórias de vidas e que exigem um olhar singular. Assim, conversar sobre os impactos do maternar, abordando os desafios das mulheres em lidar com suas diversas responsabilidades, é uma grande oportunidade de troca de experiências, aprendizado e aperfeiçoamento das nossas práticas”, pontua Roberta.

Além da defensora, a palestra contará ainda com a presença das debatedoras: a juíza de Direito, Natália Gondim, da promotora de Justiça da 9ª Vara de Família, Kamyla Brito Lessa, da advogada Ana Paula Brito e da fundadora do Instituto Sophia Vercelli, Fabiana Grosso.

Para a diretora da Escola Superior da Defensoria, Ana Mônica Amorim, a programação faz lembrar a fala do professor português Boaventura de Sousa Santos, que define as mulheres como cuidadoras do mundo. “Além de serem mães, esposas, filhas, as mulheres são líderes e estão ativas na busca de suas conquistas profissionais, no objetivo de alcançarem seus espaços nas esferas de poder. Diante desse cenário tão múltiplo que enlaça a mulher, provocar essa fala sobre os impactos do maternar nas relações familiares é fundamental. É um assunto que precisa ser explorado, pois reflete diretamente no agir na esfera profissional e nas relações familiares”, contextualizou.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail: inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br, até o dia 11 de maio de 2022. O momento também será transmitido pelo canal do Youtube: Defensoria Pública Ceará e terá certificação pela ESDP.

Participe!