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Defensoria registra aumento de 25% na atuação do NCA

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nca

Em sua principal porta de entrada de atendimento da capital, a Defensoria Pública tem contabilizado crescente aumento de público. O Núcleo de Central de Atendimento (NCA), no bairro Luciano Cavalcante atendeu, durante o primeiro trimestre do ano, 11.351 pessoas e realizou 18.328 procedimentos que visam assegurar o atendimento do cidadão fortalezense. O número representa um acréscimo de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior e um aumento de 43%  em quatro anos, consolidando a importância do trabalho da Defensoria no acesso à Justiça de milhares de cearenses.

“O crescente número de pessoas que busca a Defensoria está, acreditamos, ligados um somatório de fatores, como a consolidação da Defensoria, que este mês completa 19 anos de atuação, a perenidade dos serviços prestados, o aumento do número de defensores e também fatores externos a instituição, por exemplo, a crise econômica que tem gerado maior quantidade de conflitos com terceiros, caso do superendividamento dos consumidores, pagamento de pensão, litígios de propriedade, por exemplo”, sinaliza a defensora geral, Mariana Lobo.  Ela lembra que a DPGE atende substancialmente os cidadãos que estão em vulnerabilidade socioeconômica e necessitam os serviços da instituição para assegurar direitos fundamentais.

No primeiro trimestre do ano de 2013, foram realizados 12.738 procedimentos; no ano seguinte, 13.809 e, no mesmo período em 2015, 13.325 procedimentos que envolvem a elaboração de petições, a conciliação e mediação de conflitos, o encaminhamento aos núcleos da Defensoria Pública, o contato com instituições e o atendimento da equipe psicossocial. Para a supervisora do NCA, Andréa Rebouças, o número representa a credibilidade da Defensoria Pública.  “A grande quantidade de pessoas atendidas pela instituição nos primeiros três meses do ano, demonstra ainda a confiabilidade, excelência e efetividade do serviço da Defensoria Pública, assegurando que o direito do assistido seja contemplado de forma ampla e integral”, afirma.

O Núcleo Central de Atendimento (NCA) funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas (distribuição de senhas de 7h até as 14h), na rua Nelson Studart S/N, na Sede da Defensoria Pública. No NCA, estão contemplados diversos núcleos especializados, tais como Núcleo de Defesa do Consumidor, Núcleo do Idoso, Núcleo de Solução Extrajudicial de Conflitos (Nusol), Núcleo de Defesa da Saúde (Nudesa), Núcleo de Petição Inicial (Napi) e Núcleo de Resposta do Réu (Nurdp). Além disso, os assistidos podem contar com atendimento de psicólogo, contador, serviço social e engenheiro, que tem como objetivo auxiliar os defensores públicos nos temas afeitos a especificidade de cada serviço.