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Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

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Defensoria tá de cara nova: site mais moderno e acessível para a população

Defensoria tá de cara nova: site mais moderno e acessível para a população

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A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) lança oficialmente nesta segunda-feira (22/6) um novo portal de notícias e serviços à população. O endereço eletrônico é o mesmo (www.defensoria.ce.def.br), mas o espaço está com visual mais moderno e tem a navegação mais intuitiva, para o usuário localizar o que precisa sem dificuldades.

“Um dos destaques que primamos foi a responsividade, assim o usuário pode acessar de qualquer meio, seja celular, tablet ou desktop, que o site se adapta. Também demos atenção especial a Lei da Acessibilidade com fontes e padrões para cada tipo de deficiência, atingindo 91% de acessibilidade, pelos padrões nacionais, o que é um índice ótimo. É o nosso primeiro passo para universalizar ainda mais a informação da instituição, o que é também uma ação de educação em direitos, nosso mister”, destaca a defensora geral, Elizabeth Chagas.

O novo portal da DPCE permite ao cidadão buscar facilmente o que procura e tirar dúvidas sobre informações básicas, como: o que é a Defensoria, quem pode ser atendido, áreas de atuação, documentação necessária para abertura de um processo e endereços e telefones. “Disponibilizamos o novo portal agora porque o isolamento social faz com que o consumo de informação seja muito maior do que o habitual e a população mais vulnerável ainda encontra dificuldades de nos achar e está mais suscetíveis à violação de direitos na pandemia. Isso reforça a importância de uma Defensoria ainda mais próxima das pessoas”, afirma a defensora geral Elizabeth Chagas,

Ela destaca ainda que o novo site foi feito com o empenho e auxílio dos defensores públicos Augusto Rodrigues da Cunha, titular na comarca de Crateús, Denise Castelo, assessora de planejamento e controle e Victor Montenegro, assessor de desenvolvimento institucional, Patrícia Sá Leitão, diretora da Escola Superior, bem como das equipes da Célula de Tecnologia da Informação, coordenada por Hirley Esmeraldo, e da Assessoria de Comunicação, coordenada pela jornalista Bianca Felippsen. “Não paramos desde que começou a pandemia de buscar novas fórmulas para dinamizar o atendimento e de propor soluções às questões que se apresentam. Era uma das propostas da gestão modificar e modernizar o site, agora conseguimos chegar a um novo patamar sempre aprimorando nossos serviços”, frisa.

É possível acessar dados do Portal da Transparência com apenas um clique e acompanhar a atuação da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), Ouvidoria, Rede Acolhe e observatórios da Violência e da Intolerância. Vídeos institucionais, galerias de fotos, interação com redes sociais e campanhas para promoção de direitos estão também disponibilizados. O site oferece ainda contatos diretos das equipes plantonistas dos fins de semana em Fortaleza, Sobral (Região Norte) e Juazeiro do Norte (Região do Cariri), detalha quais demandas são acolhidas nesses expedientes e garante a defensores e colaboradores acesso a serviços internos da Defensoria.

“Quando mais a população souber dos direitos que tem, mais a Defensoria terá condições de garantir esses direitos a quem não tem condições de arcar com os custos de uma assistência jurídica particular. Acesso à informação não é só prestação de contas. É educar as pessoas para um modo diferente de enxergar situações e serviços. Todos temos o direito de ter direitos, inclusive à informação transparente, de qualidade e de fácil acesso”, explica a defensora geral.