Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Deputados aprovam por unanimidade recondução de Elizabeth Chagas como defensora geral

Deputados aprovam por unanimidade recondução de Elizabeth Chagas como defensora geral

Publicado em

A Assembleia Legislativa do Ceará aprovou nesta quinta-feira (02/12), por unamimidade, a recondução de Elizabeth Chagas ao posto de defensora geral. No cargo desde dezembro de 2019, ela foi a candidata mais votada na eleição interna da Defensoria Pública do Estado (DPCE) e recebeu também a indicação do governador Camilo Santana para permanecer à frente da instituição até o fim de 2023.

O nome de Elizabeth Chagas já havia sido aprovado nas reuniões da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa, na terça (30), após sabatina feita por parlamentares, conforme determina o rito constitucional. As duas votações – no colegiado e no Plenário 13 de Maio – foram unânimes e ocorreram após a relatoria da matéria também declarar-se favorável à continuidade do mandato da defensora geral.

No debate com os parlamentares, Elizabeth Chagas enalteceu o papel da DPCE na garantia de direitos das populações vulneráveis. “É isso o que a gente faz enquanto Defensoria: a gente soma, a gente dialoga e contribui para a pacificação social e a diminuição das desigualdades”, afirmou, enaltecendo os desafios enfrentados pela Defensoria desde o começo do período pandêmico no Ceará, em março de 2020.

“Nós trouxemos a tecnologia como nossa aliada para chegar aow nossos assistidos. Um exemplo é o recém-lançado sistema que, em parceria com os Cras [Centros de Referência em Assistência Social], pretendemos reduzir o subregistro civil. Além disso, atuamos fortemente na pandemia na área da saúde e ampliamos nosso plantão para levar a Defensoria aos locais que mais precisam. Fizemos parcerias fundamentais! Os últimos dois anos foram muito intensos. Começamos nossa gestão anterior com a paralisação [dos agentes de segurança] onde atuamos como mediadores pela pacificação social e, logo depois, veio a pandemia e saliento que a Defensoria não parou e se reinventou. Agora estamos retomando nosso atendimento presencial. Eu acredito que é no olho no olho da sociedade que os defensores sempre atuaram e vão continuar atuando”, afirmou Elizabeth.

Ela ressaltou a parceria profícua mantida pela DPCE com a Assembleia. Este elo garantiu a aprovação pelos deputados e deputadas estaduais de diversas matérias enviadas pela Defensoria para a melhoria do serviço prestado pela instituição, tais como: emenda constitucional do teto de gastos e as leis do orçamento participativo, da atividade cumulativa para defensores e defensoras e das cotas raciais para concursos e seleções.

Elizabeth Chagas destacou a histórica produtividade da Defensoria. Em 2021, a instituição superou o marco de um milhão de atuações. “Eu estou aqui porque acredito e amo a Defensoria. Ainda somos poucos defensores e defensoras, mas é muito engrandecedor pra sociedade nossa atuação e empenho! E tenho certeza que vamos contar com o apoio de Vossas Excelências”, pontuou.

A importância da Defensoria foi ressaltada por todos os parlamentares, assim como a maneira pela qual a atual gestão superior da instituição lidou com o impacto da pandemia, de modo a garantir a continuidade dos atendimentos.

“O currículo da senhora mostra a luta e a sensibilidade com a qual Vossa Excelência gere a nossa Defensoria, tornando ela mais próxima daqueles que mais precisam, dos mais vulneráveis”, afirmou o líder do Governo,

deputado Júlio César Filho. “Precisamos pensar o futuro da instituição e consolidar a autonomia da Defensoria. E isso passa pela garantia do direito de requisição, agora em risco. Sem ele, a Defensoria perde uma das suas principais funções, especialmente nas ações de saúde. Uma democracia forte precisa da garantia de acesso à Justiça, que só se dá com a atuação da Defensoria”, acrescentou o deputado Renato Roseno.

A preferência do governador Camilo Santana pelo nome de Elizabeth Chagas também foi frisado pelos parlamentares. Por lei, o chefe do Executivo pode escolher quaisquer um dos componentes da lista tríplice partícipe da eleição interna e que lhe é apresentada. “A comprovação do seu trabalho é a sua recondução. Na democracia, é muito importante o reconhecimento das pessoas que lhe cercam. Se o governador escolheu a mais votada, este reconhecimento te trouxe até aqui”, disse o deputado Osmar Baquit. “Estadista que é, Camilo escolheu a mais votada e respeitou a autonomia das instituições”, complementou o deputado Romeu Aldigheri.

“Nem precisava fazer sabatina, por tudo o que a senhora já fez! Vossa Excelência conduz a Defensoria com seriedade e humanidade. Vocês [defensoras e defensores] são estrelas que Deus colocou no Sistema de Justiça , porque acolhem as pessoas. Fico muito feliz com a recondução de Vossa Excelência, porque vai dar continuidade a um excelente trabalho. Tenho certeza de que esta Casa vai receber bem as próximas matérias que chegarem”, afirmou o deputado Walter Cavalcante.

Também manifestaram-se favoravelmente as deputadas Érika Amorim, Augusta Brito e os deputados Sérgio Aguiar, Jeová Mota, Fábio Galvão, Tony Brito e Queiroz Filho.