Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Dia Mundial do Doador de Sangue: Exercício de cidadania, o amor e cuidado com o próximo

Publicado em

doador

A Defensoria Pública do Estado ao longo da pandemia tem buscado atuar de forma ativa em campanhas e ações sociais que compartilhem do compromisso de lutar pelos direitos da população. Comemorar a data do Dia Mundial do Doador de Sangue é lembrar que dependemos uns dos outros e que ter empatia e se dispor é transformador.

A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, destaca que a missão da instituição é fortalecer a promoção de direitos e lutar para que estes sejam garantidos. E estar VIVO é um direito. “O momento atual tem potencializado as vulnerabilidades e a soma de esforços tem sido o diferencial – a manutenção do sentimento de esperança. Por isso, fazemos questão de falar, lembrar  a todos que devemos ser conscientes da nossa responsabilidade natural com a coletividade, com o bem comum; e doar sangue é exercer a cidadania, o amor e cuidado com o próximo. Esses sentimentos precisam ser cada vez mais ecoados.

A data também vai marcar uma conquista recente que chegou após anos de reivindicação e luta: o fim da restrição à doação de sangue por parte de homens gays e bissexuais. A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) aconteceu em maio, com a maioria dos votos (7 a 4).

Elizabeth Chagas reforça que a decisão é motivo de grande comemoração, pois é resultado de uma luta intensa do movimento LGBTI+. “Ficamos felizes quando vemos direitos sendo assegurados. A baixa da restrição irá possibilitar o aumento das chances de vidas serem salvas e é isso o que importa. O que deve determinar “poder ou não” ser doador é o fato de praticar sexo seguro e não orientação sexual.”, ressalta Elizabeth Chagas.

Um ato voluntário que salva vidas.

Você sabia que a cada pessoa que doa, quatro vidas podem ser salvas? Por isso, mesmo com a condição necessária de isolamento social, as doações de sangue não podem parar. Respeitando as normas de higienização e distanciamento em locais fechados e sem aglomerações, o Hemoce vem realizando o serviço de agendamento de coleta. Nágela Lima, coordenadora da Captação de Doadores “Em todos as nossas unidades estabelecemos o protocolo de higienização e distanciamento. É possível verificar os pontos de coleta, horários e dias disponíveis para agendar a sua doação pelo site – hemoce.reservio.com ou por telefone – ajudando assim na manutenção do nosso estoque”. Entre março e maio deste ano 21.167 bolsas de sangue foram coletadas em todas unidades do Estado. Cirurgias de grande porte, doenças crônicas ou acidentes graves são algumas das principais situações que podem fazer com que uma pessoa necessita de sangue.

Ela explica ainda que desde o início da pandemia tem sido trabalhada a sensibilização das pessoas sobre a importância da doação de sangue. “Um tema que já faz parte da rotina, mas que não pode deixar de ser relembrado diariamente, pois representam vidas. Sabemos que o isolamento é uma medida essencial, por isso o Hemoce está oferecendo o serviço de agendamento na capital e algumas cidades do interior, para viabilizar a doação de uma forma segura. A participação social nessa luta é imprescindível, ainda mais nesse momento delicado. Somar as forças para divulgação e fortalecimento desse compromisso é o grande diferencial; e que bom é ter a Defensoria Pública nessa luta com a gente em comemoração ao Dia do Doador de Sangue”, pontua a coordenadora.

O agendamento pode ser feito por meio do site www.hemoce.reservio.com, onde é possível ter acesso a agenda do Hemoce que disponibiliza o detalhamento dos locais e o horário em que estarão sendo realizadas as coletas agendadas em cada dia, facilitando para que a pessoa opte pelo local que fique mais próximo para a mesma. Outra opção é pelos telefones: (85) 3101-2305 (ligação) e (85) 3101-2296 (whatsapp). Os horário durante este final de semana, em celebração do dia Mundial do Doador de Sangue, será diferenciado, por isso aproveite!

Saiba Mais:

1)Quem pode doar?

Idade entre 16 e 69 anos. Menores de idade devem possuir autorização do responsável e pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já forem doadores frequentes.
Pesar no mínimo 50 kg.
Estar bem alimentado, porém se a doação for feita após o almoço aguardar 2 horas.
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.
Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial.

2) Cuidados após a doação de sangue

Apesar de rápido e simples, algumas precauções devem ser tomadas.
Faça um pequeno lanche após a doação;
Não realize grandes esforços físicos pelo menos nas 12 horas seguintes à doação;
Após a doação, aumente a ingestão de líquidos e evite bebidas alcoólicas por um período de 12 horas;
Nas duas horas após o procedimento, procure não fumar;
Espere pelo menos quatro horas para retirar o curativo do local da punção.
Doação do plasma.

3)Impedimentos temporários para a doação de sangue

Gripe, resfriado e febre: aguardar 7 dias após o desaparecimento dos sintomas;
Período gestacional;
Período pós-gravidez: 90 dias para parto normal e 180 dias para cesariana;
Amamentação: até 12 meses após o parto;
Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
Tatuagem e/ou piercing nos últimos 12 meses (piercing em cavidade oral ou região genital impedem a doação);
Extração dentária: 72 horas;
Apendicite, hérnia, amigdalectomia, varizes: 3 meses;
Colecistectomia, histerectomia, nefrectomia, redução de fraturas, politraumatismos sem sequelas graves, tireoidectomia, colectomia: 6 meses;
Transfusão de sangue: 1 ano;
Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina;
Exames/procedimentos com utilização de endoscópio nos últimos 6 meses;
Ter sido exposto a situações de risco acrescido para infecções sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses após a exposição).

4)Impedimentos definitivos para a doação de sangue

Ter passado por um quadro de hepatite após os 11 anos de idade;
Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e doença de Chagas e Malária;
Uso de drogas ilícitas injetáveis.

O serviço de agendamento está sendo oferecido também para o interior, nas de Juazeiro, Quixadá, Sobral, Iguatu, Crato. Para quem mora no interior o agendamento pode ser feito pelo site ou pelos contatos:

Crato – Fone: (88) 3102.1260 (whatsapp) / (88) 3102.1261
Juazeiro – Fone: (88) 3102.1169 (whatsapp) / (88) 3102.1170
Iguatu – Fone:  (85) 3101.2296 (whatsapp) /(88) 3581.9408
Quixadá – Fone: (88) 98184.1564 (whatsapp) / (88) 99902.4306
Sobral: Fone: (88) 3677.1512 (whatsapp) /(88) 3677.4623 / (88) 3677.4627