Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Diálogo gerado entre instituições presentes no Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus auxilia na tomada de decisões

Publicado em

ab726787-ca42-4222-bb08-c7927ca67eff

Na tarde desta quinta-feira (19), a Defensoria Pública do Estado participou de mais uma reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus, presidido pelo governador, Camilo Santana. A instituição é representada pela defensora geral, Elizabeth Chagas, que acompanhou a 14ª reunião remota juntamente com 32 órgãos como Tribunal de Justiça, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Assembleia Legislativa, Federação das Indústrias, Universidade Federal, Ministério do Trabalho, OAB, entre outras instituições.

De acordo com o governador, os encontros “têm feito com que o Ceará, através do diálogo, da parceria, ouvindo sugestões e opiniões, construa caminhos para enfrentar essa pandemia no estado”, disse o governador.

Durante a reunião, foram apresentados epidemiológicos da Covid-19 em todas as regiões e exposição de dados da atenção à saúde, como nível de ocupação em UTIs e enfermarias, e a quantidade de pacientes que procuram assistência nas UPAs e postos de saúde. “Para se ter uma ideia, em meados de março a taxa de transmissão no Ceará era de 2.4. Isso significa dizer que uma pessoa contaminada transmite para mais de duas pessoas. No dia 30 de maio essa taxa caiu para 1 e, agora, no dia 15 de junho caiu para 0.8. Caiu por conta da queda forte que houve em Fortaleza. Os números mostram que estamos diminuindo a pandemia no Ceará, mas também são informações que nos orientam a tomar as medidas que temos tomado”, avaliou Camilo.

Para a defensora pública geral, Elizabeth Chagas, o diálogo entre as demais instituições gerado nos encontros virtuais ajuda também a planejar as ações da própria instituição. “Ainda não temos uma data de retorno das atividades da Defensoria , porque precisamos priorizar o bem-estar da população, dos defensores públicos e de colaboradores. A nossa atividade envolve aglomeração de pessoas e, por enquanto, continuaremos com os atendimentos virtuais. Mas estamos em diálogo dentro do Comitê e, principalmente, dos boletins epidemiológicos na construção do nosso plano de retomada das atividades”, destacou a defensora geral.