Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Diretora da ESDP participa de webinário “O sistema de justiça no período de isolamento”

Diretora da ESDP participa de webinário “O sistema de justiça no período de isolamento”

Publicado em

Na última segunda-feira, 29, teve início o curso gratuito Justiça e Diálogo Social, pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane), da Fundação Demócrito Rocha (FDR), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará (TJCE).

O curso foi aberto com a primeira aula do webinário “O sistema de justiça no período de isolamento”, que aconteceu à noite. Para participar do momento foram convidados a defensora pública, diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), Patrícia Sá Leitão, Gustavo Brígido, doutor em Direito Constitucional e mestre em políticas públicas e sociedade; Nilsiton Aragão, doutor em direito constitucional e superintendente do TJCE e Cliff Vilar, jornalista e advogado. A moderação da primeira aula foi feita por Vinicius Bozzo.

A defensora citou em sua fala a satisfação no convite e na participação do evento. “É uma alegria estar aqui hoje com pessoas tão acolhedoras que tem muito a contribuir com a justiça do estado do Ceará e estar aqui, em nome da Defensoria Pública do Ceará, participando deste debate, também tornando a Defensoria cada vez mais próxima das pessoas e dos nossos espectadores nesse momento”, destacou. “A Defensoria, como instituição que atua em defesa da população e que proporciona educação em direitos ressalta a importância de levar conhecimento de justiça a todas as esferas sociais, em períodos em que os encontros podem ser presenciais ou virtuais”, disse.

O diálogo, como afirmou Cliff Vilar, é essencial no momento histórico em que o país tem passado. “Precisamos que as instituições, a sociedade civil  e a população pratiquem o diálogo, então eu acho que só por isso já se justifica uma iniciativa tão importante quanto essa iniciativa do Tribunal de Justiça do Ceará de promover esse diálogo social acerca de um tema essencial para o estado de direito e para a democracia, que é a justiça e o diálogo social”. Gustavo Brígido ressaltou o debate como enriquecedor, não apenas para os cearenses, mas para os que participam do curso em todo os locais, uma vez que o curso é nacional.

Durante o webinário, foi falado ainda da reestruturação do trabalho dos colaboradores do sistema de justiça bem como a qualificação dos profissionais. “As ferramentas de EAD, de ensino a distância, já existiam, não foram inventadas agora, mas estão também se aprimorando, para que a gente permaneça com esse cuidado com a formação dos servidores e magistrados”, afirmou o superintendente Nilsinton Aragão.

As aula do curso, que estavam previstas serem presenciais, aconteceram, por conta do isolamento social ainda em vigor pela pandemia da Covid-19, de forma remota. O curso tem duração de uma semana, até o dia 02 de julho. É ofertado pela Fundação Demócrito Rocha, tem em seu modo de atividade os fascículos, que somam 12 fascículos, 12 radioaulas e 12 videoaulas. O webinário integra o curso, e conta com três publicações e três DVD’s, com todo o conteúdo do curso.

Vale lembrar: Durante parte do período de isolamento social por conta da pandemia da Covid-19 a Defensoria Pública e a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do estado do Ceará (Adpec), em parceria com a ESDP promoveram uma série de transmissões ao vivo que tinha o intuito de fomentar o aprendizado entre os defensores públicos, colaboradores e sociedade. O projeto #NaPausa era transmitido pelos perfis no Instagram da Defensoria e Adpec.