Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DP sela parceria para atuar em casa da mulher municipal de Ibiapina

DP sela parceria para atuar em casa da mulher municipal de Ibiapina

Publicado em

A Defensoria Pública do Estado participou, na última sexta-feira (9/6), da inauguração da Casa de Atendimento à Mulher Ibiapinense Dircilene Aragão de Carvalho (CAMI), no município de Ibiapina. O projeto é a segunda casa de apoio a mulher que traz esse amparo sendo custeada pelos municípios, já tendo uma unidade em São Benedito.

A defensora pública geral, Elizabeth Chagas, e a subdefensora, Sâmia Farias, estiveram presentes durante a cerimônia juntamente com a senadora Augusta Brito, a vice-governadora e secretária estadual das Mulheres. Jade Romero, o presidente e desembargador do Tribunal de Justiça do Ceará, Antônio, Abelardo Benevides Moraes e o prefeito Marcos Antonio da Silva Leite, conhecido como Marcão.

O espaço de acolhimento e atendimento garante condições para o enfrentamento da violência, o empoderamento e a autonomia econômica das mulheres. A DPCE assinou convênio para prestar assistência jurídica gratuita às mulheres.

“A Defensoria não podia ficar distante de um equipamento como esse, que chega para atuar nos casos de violência contra a mulher. Que a gente possa estar nesse fluxo para ajudar e somar forças para prestar toda a assistência necessária. Mantenho acesa essa chama da luta que possibilita que mais mulheres estejam empoderadas e prontas para sair do ciclo de violência”, ressaltou.

A senadora Augusta Brito, defendeu que “cidade feliz” é uma cidade onde a mulher pode viver de uma forma livre e segura. “A mulher não deve sentir medo de sair na rua, e de estar dentro de casa. Infelizmente, os maiores índices de violência contra nós mulheres acontecem dentro da própria casa, onde é um lugar para a gente estar segura, feliz, acolhida, onde tem que viver harmoniosamente”, discursou.

O prefeito Marcão compartilhou a satisfação e gratidão pela entrega do equipamento à população e a importância da parceria para a assistência às mulheres. “Coloquei o atendimento da Casa de Atendimento à Mulher Ibiapinense como uma conduta institucional para que não seja algo de gestão somente, mas que permaneça para a população. Muito bom contar com o apoio da Defensoria Pública nessa caminhada para que seja o início de uma nova era na luta contra a violência doméstica e familiar em nosso município”, pontuou.

Durante o evento, Elizabeth Chagas e Marcão assinaram o Termo de Cooperação, formalizando a parceria.

Jade Romero, vice-governadora, reforçou o compromisso do governo estadual em apoiar iniciativas que visem proteger e amparar as mulheres em situação de violência. “Parabenizo o prefeito que teve a coragem e a ousadia de, com recursos municipais, construir o segundo equipamento dos 184 municípios, voltados para o atendimento às mulheres. Estamos aqui para proteger, promover a dignidade humana das nossas mulheres”, finalizou Jade.

No mesmo dia, a Defensoria Pública realizou o projeto da Defensoria em Movimento, na cidade.

Serviço

Casa de Atendimento à Mulher Ibiapinense Dircilene Aragão de Carvalho

Rua: Sargento João Gomes Neto,

Ibiapina/Ce