Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPCE participa do II Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, no Piauí

DPCE participa do II Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres, no Piauí

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) participou nessa quinta-feira (6/6) da abertura do II Fórum Nacional das Defensorias Públicas para a Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres (II Fonadem), realizado em Teresina (PI). Representaram a DPCE as titulares do Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da instituição, defensoras Jeritza Braga, Ana Kelly Nantua e Thalita Nóbrega.

A abertura foi marcada pela conferência da socióloga, feminista e ativista de Direitos Humanos, Vilma Maria dos Santos Reis, e da subdefensora pública geral do estado do Piauí e titular do Núcleo de Defesa da Mulher, Verônica Acioly de Vasconcelos. O evento aconteceu no auditório Esperança Garcia, localizado no edifício-sede da Defensoria Pública do Piauí (DPE-PI), e contou com a presença de várias autoridades no âmbito jurídico e executivo, especialmente às ligadas ao enfrentamento à violência contra a mulher.

Idealizado e planejado pela Comissão de Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres do Conselho Nacional de Defensoras e Defensores Públicos Gerais (Condege), o Fonadem conta com o apoio da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep) e da Associação Piauiense de Defensoras e Defensores Públicos (Apidep). Várias lideranças femininas destacaram a importância da luta em defesa dos direitos das mulheres.

A defensora pública Lia Medeiros do Carmo Ivo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Mulher da DPE-PI, destacou: “meu sentimento é de imensa gratidão. Quando candidatei o Piauí para receber o Fonadem, tinha um grande desafio. E hoje estou em uma noite de muita emoção, quando duas mulheres tão importantes para outras mulheres são homenageadas. Quero agradecer à nossa defensora pública geral, Carla Yáscar Belchior, uma mulher de lutas parecidas (…) e à Comissão da Mulher, a mais temida, mais ousada e também a mais atuante”, destacou.

 

As defensoras Ana Kelly, Thalita Nóbrega e Jeritza Braga

 

A defensora pública Francisca Hildeth Leal Evangelista Nunes, diretora de Assuntos Institucionais da Apidep, se manifestou sobre o Fórum. “Sabemos que importantes avanços já foram consolidados mas muitos ainda estão por vir e nascem de espaços como esse. Assim, desejamos que em solo piauiense os trabalhos desse Fórum sejam frutíferos.”

Presidenta da Associação Nacional de Defensoras e Defensores Públicos (Anadep), Rivana Ricarte participou virtualmente da solenidade e destacou a relevância da representatividade feminina. “É gratificante ver esse auditório com tantas mulheres que admiro da Defensoria. Queria falar da admiração que tenho vendo tanta mulher potente nesse auditório, lideradas por duas mulheres potentes. Falo da esperança que cada uma de nós temos para promoção dos direitos das mulheres em todos os espaços que a gente está. Nossa fortaleza, nossa força é sermos nós mesmas assumindo também nossas vulnerabilidades. O espaço político institucional feminino deve ser palavra de ordem em nossas instituições”, destacou.

A defensora pública geral do estado do Piauí, Carla Yácar Belchior, fez um apanhado da noite. “Foi um momento de falas potentes, que reafirmaram o potencial feminino para esse enfrentamento que a Defensoria Pública faz, por meio dos seus Núcleos de Defesa das Mulheres, mas também de outros órgãos de atuação, a qualquer ameaça aos direitos de meninas e mulheres. É com muito orgulho que o Piauí sedia esse Fórum e temos a certeza que deles sairemos mais ricas, mais fortes e, certamente, mais firmes e dispostas a seguir nesse caminho de reafirmação da luta por direitos. Que a gente consiga honrar a luta de quem veio antes; essa luta tão difícil mas que vale a pena por transformar a vida de tantas pessoas”, afirmou.

HOMENAGEM
Vilma Reis e Verônica Acioly de Vasconcelos foram homenageadas com a placa Umbelina Lopes, defensora pública do estado de Minas Gerais que teve importante e reconhecido papel na defesa das mulheres vítimas de violência.

 

Com informações da Defensoria do Piauí.