Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

DPGE recebe 82 novos estagiários de Direito

Publicado em

posseEstagiarios

A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPGE), por meio do Núcleo de Estágio, realizou nesta terça-feira (01.03), a posse dos 82 novos estagiários da instituição. O objetivo do aumento do quadro de estagiários é de fortalecer e melhorar cada vez mais o serviço prestado pela Defensoria Pública para os seus assistidos, apoiando também na formação desses profissionais. O evento contou com a presença da defensora pública geral do Estado do Ceará, Mariana Lobo, a coordenadora do Núcleo de Estágio, Sâmia Costa, e a diretora da Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP), Roberta Quaranta.

A defensora pública geral destacou em seu discurso a importância da compreensão do papel de transformação social e da aplicação do direito na prática: “Muitas vezes o que vocês farão é orientar a pessoa sobre os direitos que ela tem. E a maior transformação que vocês poderão fazer é a de empoderar estas pessoas quanto a estes direitos”, destacou Mariana. Além disso, a defensora falou sobre a importância do programa de estágio, ao afirmar que muitos defensores públicos começaram nele.

A defensora pública e diretora da Escola Superior Roberta Quaranta salientou a importância da presença do estagiário como sendo a continuidade do trabalho defensorial: “Muito mais do que a teoria que vocês aprendem nos bancos da faculdade, na Defensoria Pública vocês terão a oportunidade de vivenciar o dia a dia do Direito, lidando com as angústias dos assistidos, representando, naquele momento, a garantia de acesso à justiça”.

O estágio é, muitas vezes, a primeira oportunidade do aluno colocar em prática a teoria ensinada em sala de aula. A estudante do 8º semestre de Direito e nova estagiária da DPGE, Marina Sampaio, disse que o concurso não só irá ajudá-la na escolha de sua carreira, mas servirá como uma forma de estruturar o seu perfil profissional: “Quando recebi a notícia que fui aprovada no processo seletivo, foi uma felicidade muito grande porque eu sei o quanto isso vai agregar no meu construir social e profissional, por meio do contato com os assistidos e das orientações dos defensores públicos”, explica. Pretendendo a carreira de defensor público, o estudante do 7º semestre, Jonathan Sousa, afirmou uma chance como esta “é de extrema relevância na estruturação da carreira profissional”.

Representando os demais estagiários presentes na posse, a estudante de Direito Jéssica Rodrigues, teve a oportunidade de ler o juramento e assinar o termo de posse junto a defensora pública geral, Mariana Lobo. Para a estagiária, a oportunidade trouxe uma imensa alegria e uma certeza: a de ser defensora pública. “Eu tenho o sonho de seguir essa carreira, e representando todos ali, eu já pude vislumbrar o meu futuro. Já sou estagiária voluntária da DPGE há um ano, o que foi muito importante pra mim e me trouxe muito conhecimento, agora, tive a oportunidade de fazer o concurso de novo e fui aprovada na vaga para bolsista”.

Além de influenciar na formação profissionais destes estudantes, o programa mostra uma “nova realidade”, como explica a estudante do 8º semestre de direito, Rita Aragão: “Vai ser muito bom trabalhar diretamente com a sociedade e com isso ter uma perspectiva diferente do mundo, de pessoas que precisam ser escutadas e assistidas, além de poder ajudar”.

Na ocasião, os estudantes receberam orientações da coordenadora do Núcleo de Estágio, Sâmia Costa, e assinaram a ata de posse. Para a coordenadora “é uma imensa satisfação receber os novos estagiários e o plano para 2016 é fazer  um novo processo seletivo, ampliando esse quadro, fazendo com que cada defensor público tenha, pelo menos, um estagiário”.

Confira as fotos do evento: