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Dúvidas sobre Direito de Família são as mais frequentes no Alô Defensoria: mais de 1,5mil ligações em 20 dias

Dúvidas sobre Direito de Família são as mais frequentes no Alô Defensoria: mais de 1,5mil ligações em 20 dias

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Divórcio, partilha, dissolução, guarda, pensão entre outros temas do Direito de Família estão no dia a dia da Defensoria. Mesmo com o período de isolamento social imposto pelo novo coronavírus (Covid-19), os conflitos familiares não cessaram e a busca por informações sobre como dar entrada ou acompanhar essas ações permanecem.

Ao longo do mês de abril, o Alô Defensoria (o número 129), principal canal de relacionamento com o cidadão da Defensoria Pública do Ceará, vem esclarecendo e orientando a população por telefone, tendo contabilizado 1.551 atendimentos realizados, quase 75 ligações diárias, tiradas pelas atendentes, que também estão em regime de teletrabalho. “Neste período de pandemia, estamos sendo bastante demandados e estamos informando sobre os documentos necessários para dar entrada em cada ação. Além disso, as pessoas têm dúvidas sobre o acompanhamento de processos, que já foram abertos antes do isolamento social ter sido decretado, e estamos fazendo os encaminhamentos para as áreas devidas”, destaca a defensora pública Natali Massilon Pontes, supervisora da Central de Relacionamento com o Cidadão.

Com todos os atendimentos presenciais suspensos, defensores públicos e colaboradores estão em regime de teletrabalho, recebendo as demandas dos assistidos por telefone (ligações e mensagens de Whatsapp) ou e-mail, havendo atividade presencial apenas em casos de extrema necessidade. Pelo Alô Defensoria é possível um pré-atendimento ao assistido com informações, orientações de documentos, prazos e demais dúvidas.

A partir da próxima semana, o Tribunal de Justiça do Ceará deve iniciar as audiências judiciais virtuais dos processos já em tramitação. Para saber sobre o seu processo em andamento, o assistido pode consultar a lista no site da Defensoria (tarja vermelha na capa do site), onde é possível obter os contatos de cada núcleo da Defensoria, separados por cidade e temática. Além disso, o Alô Defensoria esclarece todas as dúvidas. As ligações são gratuitas, pelo número 129, de Segunda a sexta-feira, de 8h às 17h

Serviço:
Alô Defensoria – Ligue 129. As ligações são gratuitas e o horário de atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h.