Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

É online, mas não é 24h! Respeito aos horários de atendimento é fundamental para êxito na resolução de suas demandas

É online, mas não é 24h! Respeito aos horários de atendimento é fundamental para êxito na resolução de suas demandas

Publicado em

A nova configuração de atendimentos realizados pela Defensoria Pública, onde os assistidos podem recorrer ao suporte jurídico por meio de ferramentas virtuais, tem levado muitos a confundir o horário de funcionamento do órgão. A supervisora do Núcleo Central de Atendimento e Petição Inicial da Defensoria Pública, Natali Massilon Pontes, faz o alerta: os horários de funcionamento da instituição seguem iguais, mesmo no atendimento remoto.

“Desde o ano passado a Defensoria enfrenta o desafio de atender o seu público de forma remota, a fim de preservar a saúde de todos. Nós estamos organizando esses atendimentos virtuais, principalmente por WhatsApp para que a gente dê conta da demanda e o assistido tenha condição de receber o atendimento devido sem tanta demora”, pontua. Ela diz ainda que foi necessário a criação de regras para que o assistido tivesse ciência dos horários de atendimento. 

Devido a facilidade do acesso e a comodidade, muitos têm a falsa impressão de que a instituição possui atuação ininterrupta, contudo, isso não é verdade. A Defensoria Pública possui total disponibilidade em seu horário de expediente que é de 8h às 12h, período da manhã, e de 13h às 17h, período da tarde, de segunda a sexta.  Somado a isso, é importante que os assistidos estejam sempre informando seus dados pessoais para que ele possa ser cadastrado e identificado.

“Muitas vezes recebemos mensagens apenas perguntando: ‘Já sabem algo do meu processo?’ E isso dificulta o andamento, pois temos um volume exponencial de mensagens e demandas, a identificação do assistido é imprescindível” explica a defensora. Ela pontua que, ao solicitar seu atendimento, o assistido deve sempre mandar seu nome completo, número de CPF ou do seu processo ou explicar em texto a sua dúvida para receber a orientação. Deste modo, terá o encaminhamento de sua demanda de modo mais célere. 

A Defensoria ressalta ainda que nos fins de semana, feriados ou mensagens enviadas fora do horário comercial poderão ser desconsideradas, de acordo com o volume dos núcleos. “Todos aqueles assistidos que mandam mensagem após o expediente que termina as cinco da tarde, essas mensagens não estão sendo lidas. no outro dia pela manhã, quando abrimos o atendimento, respeitamos quem está naquela hora, chegando. É como se tivéssemos no atendimento presencial normal, respeitando a ordem, porque o volume vai ficando muito grande. É preciso obedecer o horário de funcionamento do núcleo da Defensoria para que possa receber o seu atendimento. Mensagens enviadas no final de semana e fora do horário de expediente poderão não ser consideradas”, comenta a defensora. 

Por vezes, muitos assistidos levantam questionamentos sobre o porquê de enviarem mensagens para os defensores e, estes por sua vez, não responderem, mesmo estando online. A questão é que essas mensagens são encaminhadas foram do horário de atendimento do órgão. A coordenadora das Defensorias da Capital, Sulamita Alves Teixeira, reforça que os canais de atendimento online respeitam o horário de expediente. “É importante sempre pontuarmos isso, pois o recebimento de mensagens durante os finais de semana e todos os dias durante a noite e até mesmo madrugada é uma constante. Acaba que isso trava o fluxo, pois se soma a um grande quantidade de mensagens em períodos onde não acontecem atendimentos. Os recursos humanos da Defensoria são finitos, temos um corpo técnico diminuto, mas muito comprometido e queremos eles atendendo todo mundo, no horário estabelecido de atendimento, que é o comercial. Compreendemos os anseios e a urgência de cada demanda encaminhada, mas respeitar a organização do fluxo facilita para todos”, considera Sulamita.

Fique de olho! Para facilitar a comunicação, todos os contatos estão disponibilizados no site de duas formas –  na opção do banner vermelho que fica na parte superior, como também em galerias – com as fotos dos cards – na parte inferior do site, informando que é de 08h às 12h, período da manhã, e de 13h às 17h, período da tarde.