Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Defensoria visita escola em Juazeiro e promove palestra sobre  o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Defensoria visita escola em Juazeiro e promove palestra sobre o combate à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicado em
TEXTO: SAMANTHA KELLY, ESTAGIÁRIA EM JORNALISMO (COM SUPERVISÃO)
Foto: Divulgação

Em Juazeiro do Norte, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) realizou uma palestra em alusão à campanha “Faça Bonito”, que visa conscientizar sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A palestra aconteceu nesta terça-feira (07.05) na Escola de Ensino Fundamental Governador Manoel de Castro Filho para toda a comunidade escolar. 

Participaram da ação a defensora pública Nadinne Sales, acompanhada pela equipe psicossocial da Defensoria. A palestra tem como objetivo promover a educação em direitos, difundindo informações de prevenção a violencia sexual e divulgação de canais de denuncia para adolescentes da rede pública de Juazeiro do Norte na temática alusiva ao dia nacional de combate à violência sexual de crianças e adolescentes.

O mês de maio é dedicado à divulgação de diversas informações sobre abuso e exploração sexual, em alusão ao dia 18, Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída pela Lei Federal 9.970/00. 

Durante a palestra foi abordado sobre a diferença entre abuso sexual, assedio sexual, assedio moral e importunação sexual; além das formas de violência e o que fazer se uma criança ou adolescente estiver passando por alguma situação. Nadinne Sales, defensora pública e supervisora da Defensoria em Juazeiro do Norte, explicou o que é necessário para garantir os direitos das crianças e adolescentes. “Uma família e escola presentes, responsáveis e conscientes; crianças e adolescentes conscientes e empoderados de informações que os previna de eventuais lesões às suas integridades físicas; instituições fortes e atuantes na prevenção e combate à lamentável prática”.

A defensora destacou ainda sobre a relevância da campanha Faça Bonito. “É uma campanha muito importante, pois oportuniza difundir informações relevantes de prevenção e combate a essa prática comum nos dias de hoje na nossa sociedade e perpassa todas as idades e classes sociais”, complementa Nadinne Sales.

Faça Bonito – A campanha ‘Faça Bonito’ nasceu alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. é realizada nacionalmente pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes e Rede ECPAT Brasil em parceria às Redes Nacionais de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. No Ceará, a Defensoria aderiu à mobilização.