Eleição para membros do Consup acontece nesta quinta, dia 8
Nesta quinta-feira, dia 08 de fevereiro, a Defensoria Pública Geral do Ceará realiza as eleições de quatro conselheiros membros do Conselho Superior da instituição, biênio 2018/2019. São candidatos ao pleito, em ordem alfabética e com seus respectivos números, os defensores públicos: Alexandrino Reis (40), Aline Miranda (15), Ana Cristina Alencar (10), Eduardo Villaça (20), Kelviane Barros (12), Luís Fernando (13), Sheila Falconeri (30) e Túlio Iumatti (14).
As eleições acontecem no auditório Jesus Xavier de Brito, das 9h às 16h, da sede administrativa da Defensoria Pública, no bairro Luciano Cavalcante, em Sobral e em Juazeiro do Norte. A Comissão Eleitoral informa aos defensores que o voto é obrigatório, de acordo com artigo 6o da Lei Complementar estadual 06/1997.
A eleição para a formação do Conselho Superior da Defensoria Pública será conduzida, presidida e apurada por uma Comissão Eleitoral constituída por três defensores públicos, sendo eles José Carlos Teodoro da Silva (presidente), Victor Emanuel Esteves e Sandra Dond Ferreira. Poderão votar os 316 defensores na ativa e cada eleitor pode indicar até quatro nomes para o Conselho. Os defensores públicos com exercício nas comarcas do interior e aqueles que, autorizados pela instituição, estejam ausentes do Estado poderão votar via postal, desde que solicitado, por meio do e-mail comissaoeleitoral@defensoria.ce.def.br e que os votos sejam protocolados na instituição e recebidos pela Comissão Eleitoral até o encerramento dos trabalhos da eleição, às 16h.
A defensora pública geral do Ceará e presidente do Conselho Superior, Mariana Lobo, destaca o papel do Consup. “O Conselho Superior da Defensoria Pública tem papel importante no fortalecimento da instituição e a escolha dos membros eleitos fortalece a democracia interna, pois entendemos que quem faculta seu nome para ingressar ao Colegiado deseja contribuir institucionalmente para as melhorias que vem acontecendo na DPGE. É a soma de um trabalho dos defensores por uma Defensoria Pública mais fortalecida e atuante”, pontuou a defensora geral, desejando sorte aos candidatos ao cargo de conselheiro.
O Conselho Superior da Defensoria Pública é composto pelo defensor público geral, pelo subdefensor público geral, pelo corregedor geral, como membros natos, tem assento o ouvidor externo e o membro da diretoria da Associação dos Defensores Públicos do Ceará. São escolhidos quatro representantes, dentre membros estáveis da Defensoria Pública que não estejam afastados da carreira, eleitos por voto direto, plurinominal, obrigatório e secreto de seus pares.