Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Em Brasília, defensora geral faz agendas institucionais reafirmando parcerias

Em Brasília, defensora geral faz agendas institucionais reafirmando parcerias

Publicado em

Ao longo da última terça e quarta-feira (dias 13 e 14), a defensora pública geral do Estado do Ceará, Samia Farias, realizou uma série de reuniões em Brasília,  para firmar compromisso com os projetos em execução, novos programas que integram o plano de atuação da instituição. Além da defensora geral, participou dos encontros a assessora de projetos, Camila Vieira. 

As agendas começaram na terça-feira pelo Escritório de Representação da Defensoria em Brasília, onde a defensora de segundo grau, Mônica Barroso recebeu a defensora geral e esclareceu as ações e projetos dos Tribunais Superiores. As defensoras ainda fizeram uma visita ao Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Na tarde da terça, uma reunião aconteceu no Ministério da Igualdade Racial (MIR) sobre o atendimento das comunidades quilombolas, sendo a pauta discutida com o coordenador de conflitos, Luís Gustavo Magnata. 

Na sequência, a Defensoria do Ceará foi a primeira a ser recebida pelo secretário nacional de Política Penais, André de Albuquerque Garcia, onde foram tratados os projetos da Rede Acolhe e de Assistência às Mulheres Encarceradas, além da ampliação das parcerias entre DPCE e Senapen. O secretário assumiu a pasta há pouco menos de um mês e em março uma comitiva da Senapen itá ao Estado acompanhar as políticas implementadas.     

Na quarta-feira, foi a vez da secretária nacional de acesso à justiça, também do Ministério da Justiça Sheila Carvalho, que também ascendeu ao cargo, tendo reconhecida atuação na advocacia popular. Na Saju, a Defensoria do Ceará tratou da execução dos projetos Defensoras Populares e  Escritório Popular da Juventude, em parceria com a pasta. 

Samia Farias , destacou a abertura dos diálogos e as agendas de cortesia para dar boas vindas aos novos secretários. “Temos um espaço valioso de diálogo com o Governo Federal e cumprimos agendas regulares em Brasília para a construção de projetos e programas que destaquem a cidadania, o acesso à justiça e ampliação da atuação da Defensoria na garantia de direitos”, pontuou.

Ainda na agenda institucional, a defensora geral esteve reunida sobre projetos em tramitação no Congresso Nacional com a senadora Augusta Brito (PT), e com o deputado federal e líder do Governo, José Nobre Guimarães (PT). Na casa legislativa, teve encontros com a presidenta da Anadep, Rivana Ricarte acompanhada de presidentes das associações estaduais de defensores.