Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Em Juazeiro do Norte, Defensoria Pública registra quase 38 mil atendimentos ao longo de 2020

Em Juazeiro do Norte, Defensoria Pública registra quase 38 mil atendimentos ao longo de 2020

Publicado em

O ano de 2020 apresentou surpresas por conta da pandemia do novo coronavírus e mudou toda a rotina de atendimento ao público da Defensoria Pública do Estado do Ceará. Tanto na capital, como no interior do Estado, foram criados novos canais de comunicação para facilitar o acesso aos serviços da instituição, e, ao final do ano, foi possível perceber os altos índices de produtividade mesmo com a pandemia da Covid-19.

Dentre esses números, estão as atuações realizadas pelos defensores públicos e colaboradores da cidade de Juazeiro do Norte, no cariri cearense. Foram registradas 37.919 atividades nas áreas de saúde, criminal, infância e cível. O defensor público Célio Saraiva, supervisor da Defensoria na cidade, explica que a produtividade é fruto da facilidade que a tecnologia proporciona ao atendimento.

“A grande maioria das pessoas hoje em dia tem acesso a inúmeras ferramentas de aplicativos de mensagens, por exemplo. Então, ficou mais fácil obter uma informação, encaminhar uma documentação para dar entrada no processo ou participar de uma audiência de forma remota. Hoje, estamos mais uma vez realizando tudo de forma remota, já que esta é a recomendação das autoridades sanitárias e de saúde para evitar aglomerações e aumento da transmissão da Covid-19”, avalia o supervisor do núcleo de Juazeiro, defensor público Célio Saraiva.
A divisão dos atendimentos ao público por áreas tornou ainda mais eficiente e eficaz a recepção de demandas. As solicitações dos assistidos agora são encaminhadas conforme as seguintes naturezas: Cível, Criminal, Família, ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), Juizado de Violência Doméstica e Petição Inicial.

A defensora pública Nadinne Sales Callou Esmeraldo Paes, que atua na 1ª Defensoria de Petição Inicial, explica que oferecer a possibilidade aos assistidos do atendimento remoto, seja por e-mail, WhatsApp, ligação ou chamadas virtuais, facilitou o acesso à instituição. “Essas ferramentas ocasionaram um crescimento bastante significativo nas demandas. O fato é que a necessidade de estarmos próximos mesmo durante a condição de isolamento estabeleceu um fluxo assertivo e exitoso. Estamos felizes em saber que a população sabe que a Defensoria continua atuando e não parou nesse período difícil de pandemia, pois sabemos o quanto essa circunstância potencializa as vulnerabilidades e a necessidade de apoio da instituição”, pontuou Nadinne.

A rotina permanecerá dessa forma enquanto a situação de emergência decretada pelo Governo estiver vigente. O defensor Célio Saraiva complementa que o momento é de atenção às recomendações dos organismos de saúde. “Todos os defensores da nossa cidade estão trabalhando em suas residências e os assistidos continuam sendo nossa total prioridade”, destaca.

Além das demandas de natureza jurídica, a Defensoria Pública em Juazeiro do Norte também possui o serviço psicossocial da Defensoria Pública do Ceará. Em 2020, a equipe da comarca registrou 7.729 atendimentos. As práticas envolvem desde atendimentos iniciais, acompanhamentos de caso, encaminhamentos internos e externos para demais instituições que integram a rede de apoio, atividades de grupo e participações nas audiências de conciliações/mediações.

Quem precisar de assistência jurídica em Juazeiro do Norte pode dar entrada em qualquer tipo de ação, seja de urgência ou não, por meio dos canais disponibilizados no site e descritos abaixo. Os contatos iniciais acontecem por ligação e o assistido encaminha a documentação para os números de whatsapp e e-mails oficiais. É possível ainda receber informações pelo Alô Defensoria (basta discar 129), pela assistente virtual criada no site ou no Whatsapp Business (85) 98982-5576.

Defensoria em Juazeiro do Norte
Questões de saúde
Telefone: (88) 98842-6347 – E-mail: saude.juazeiro@defensoria.ce.def.br

Casos urgentes a dar entrada

Telefone:(88) 99656-8746 – E-mail: peticaoinicialdefensoria@gmail.com.br

Processos criminais, cíveis e de Família

Telefone: (88) 98832-8305 – E-mail: juazeiro@defensoria.ce.def.br

Atendimento Psicossocial – Telefone: (88) 98842-0757

Plantão de Final de Semana (Juazeiro, Crato, Barbalha)

Telefone: (88) 9.8827-3710