Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Em meio ao isolamento, família ganha novo integrante: um filho adotivo

Publicado em

5f4953cb-2b2a-42d6-8248-4dec5914ae19

“Sabe como é preencher o coração de amor? Ele fica andando aqui pela a casa e a gente só babando”, a frase é de Marcya Pereira da Silva, assistente administrativa, de 47 anos, que desde o dia 4 de junho mudou de vida com a chegado do pequeno Miguel, de 1 ano e dois meses. Ela e o marido, o músico Joaquim Edson Macedo Moreira, residem em Juazeiro do Norte, na Região do Cariri, e estavam há quatro anos cadastrados no Sistema Nacional de Adoção (SNA). A espera finalmente acabou após a justiça acatar ao pedido da Defensoria Pública de guarda provisória para o casal.

Marcya conta que a espera pelo filho foi longa e cheia de desafios. “Depois de entrar para o sistema e participar de todos os cursos de preparação, ainda esperamos por muito tempo. Chegamos a ser chamados duas vezes para ir até Fortaleza, mas não deu certo. Só sei que Miguel chegou no tempo certo, na hora já marcada que os nossos destinos se cruzaram. Parece que ele sempre esteve aqui com a gente. Não tem nem uma semana que ele está aqui em casa, mas já temos um vínculo e um amor tão grande. São almas que se reencontram”, revela Marcya, emocionada.

Os pais já estão com a guarda provisória da criança e nos próximos seis meses serão acompanhados por assistentes sociais do abrigo. A guarda definitiva deve ser entregue após esse período. Em Juazeiro do Norte, na região do Cariri, há 15 crianças e adolescentes em abrigos na cidade, destes apenas dois adolescentes estão cadastrados no CNA e há 60 famílias pretendentes disponíveis.

De acordo com Aline Marinho, defensora pública titular da comarca de Juazeiro, mesmo nessa época de isolamento social não se mediu esforços para fazer a vinculação da criança com os pais. “Com essa pandemia, estamos trabalhando de forma remota, mas não menos intensa. Inicialmente, o juiz da Vara da Infância queria esperar as coisas melhorarem para fazer a vinculação da criança. Mas, após pedido da Defensoria Pública, que insistentemente acreditou que seria melhor agilizar a vinculação da criança aos pais a ficar mais tempo no abrigo, conseguimos reunir essa família. Os pais estão radiantes de felicidade com a chegada do filho ao lar. Temos certeza que essa criança será muito amada e muito bem cuidada por eles”, conta a defensora pública. Além da defensora pública Aline Marinho, atuou ainda no processo a defensora pública Ramylle Maria de Almeida Holanda.

“Nosso filho vai crescer em um ambiente com muito amor e sabendo que a chegada dele aqui em casa foi por conta do amor também. Dias depois que Miguel veio pra cá, recebemos as coisas dele que estavam no abrigo e tem uma carta da mãe biológica explicando porque não poderia criá-lo. É um texto lindo, o maior ato de amor que ela fez por essa criança. Nosso coração ficou cheio de gratidão e choramos tanto lendo isso”, relembra Marcya.

Serviço
Durante esse período de isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os endereços eletrônicos e números de celulares estão disponíveis no site oficial da Defensoria (www.defensoria.ce.def.br), na Internet ou nas redes sociais da Defensoria. Cada núcleo especializado ou órgão de atuação na cidade do interior há um contato específico disponível para a população. Além disso, o Alô Defensoria (o número 129), principal canal de relacionamento com o cidadão da Defensoria Pública do Ceará, vem esclarecendo e orientando a população por telefone.

Em Juazeiro do Norte os contatos são:
Questões de saúde
Telefone: (88) 98842-6347 / E-mail: saude.juazeiro@defensoria.ce.def.br
Casos urgentes a dar entrada
Telefone:(88) 99656-8746 / E-mail: peticaoinicialdefensoria@gmail.com.br
Processos criminais, cíveis e de Família
Telefone: (88) 98832-8305 / E-mail: juazeiro@defensoria.ce.def.br
Atendimento Psicossocial
Telefone: (88) 98842-0757 / 99934-8564 / 99680-8667
Plantão de Final de Semana (Juazeiro, Crato, Barbalha)
Telefone: (88) 98842-6347