Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Escola Superior da Defensoria Pública aborda assédio no ambiente de trabalho como tema de workshop

Escola Superior da Defensoria Pública aborda assédio no ambiente de trabalho como tema de workshop

Publicado em

Nesta quarta-feira (31/05), a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará (ESDP) realiza um workshop abordando o tema: assédio moral no trabalho: Diálogos para refletir sobre essa forma autoritária e insidiosa de poder ministrado pela professora da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), Ilidiana Diniz, onde serão debatidos casos e como lidar com essa situação. 

O mês de maio carrega um alerta importante acerca do combate ao assédio moral dentro do ambiente de trabalho. No entanto, o assunto merece ser destaque durante todo o ano. Em virtude da consciência acerca da temática, a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) instituiu, por meio da Resolução 208/2022 do Conselho Superior, uma Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e todas as formas de discriminação no âmbito da instituição, além de uma comissão que trabalha na sensibilização, promoção de ações de prevenção, acolhimento, proposição de fluxos e limites organizacionais. 

A defensora pública Noêmia Landim, presidente da Comissão de Combate ao Assédio, destaca a importância dessa temática e pontua o papel da comissão no enfrentamento e na prevenção. “Por meio de diálogos como esse, da promoção de informações e de orientações que conseguimos transformar o meio ao nosso redor. O assédio é assunto sério e inaceitável, por isso nós da comissão visamos oferecer acolhimento às pessoas que se sentirem vítimas de assédio ou precisarem de alguma orientação acerca do assunto”, discorre. 

De acordo com a defensora pública Ana Mônica Anselmo de Amorim, diretora da ESDP, esse workshop trata- se de um evento essencial para todos os defensores, colaboradores e estagiários da DPCE. “O evento busca esclarecer defensores, colaboradores e estagiários sobre uma temática muito sensível como o assédio, seja ele moral ou sexual. Visamos reforçar que dentro da DPCE nós temos uma comissão apta a analisar os casos, as eventuais denúncias em torno do assédio, justamente para combater essa prática odiosa”, afirma.

O evento terá início às 18h e vai ser realizado pela plataforma Google Meet. Para participar o usuário deve fazer previamente a sua inscrição pelo email: inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br. Com a confirmação de inscrição um link para participar da chamada ficará disponível para o inscrito 

Sobre a palestrante

Ilidiana Diniz estuda a temática de assédio no ambiente de trabalho e abordou o tema em sua tese de doutorado “Mulheres como eu, mulheres como as outras: desvelando o assédio moral e sexual no âmbito do trabalho das comerciárias do Estado do Rio Grande do Norte”. Seu trabalho rendeu o prêmio CAPES de melhor tese, no ano de 2014, no âmbito do serviço social. É professora e escritora. Em 2017, lançou o livro da tese pela editora Lumen Juris, indicado pela Escola Superior como forma de leitura para complementar o tema.