Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Escola Superior da Defensoria realiza Encontro de Defensores(as) Criminais do 1° grau, 2° grau e Tribunais Superiores

Escola Superior da Defensoria realiza Encontro de Defensores(as) Criminais do 1° grau, 2° grau e Tribunais Superiores

Publicado em

A Escola Superior da Defensoria Pública do Ceará (ESDP) promove no próximo dia 27 o “Encontro de Defensores(as) Criminais do 1° grau, 2° graus e Tribunais Superiores  – Construindo atuações estratégicas recursais, com o objetivo de traçar estratégias que possam garantir uma atuação defensorial satisfatória. O evento será voltado para defensoras e defensores públicos que atuam  na área criminal, no 1º Grau,  no 2º Grau e nos Tribunais Superiores, para que seja possível realizar uma troca de conhecimentos de táticas defensivas recursais.

O encontro iniciará às 9h, no auditório Jesus Xavier de Brito, na sede da Defensoria Pública (av. Pinto Bandeira, 1111). O momento é a continuidade de um projeto traçado pela ESDP junto das defensoras públicas Monica Barroso e Patrícia Sá Leitão, atuantes nos Tribunais Superiores. Desta vez, os facilitadores do encontro serão a defensora pública Patrícia Sá Leitão e o defensor público Leonardo Moura, do 2° grau. 

O defensor público Leonardo Moura, um dos facilitadores presentes no dia, destaca o momento para trocas de experiências, visando a melhora do trabalho prestado pela instituição. “Essa é uma boa oportunidade de integração e de troca de experiências entre os defensores públicos que atuam no primeiro grau, no segundo grau, bem como com as defensoras públicas que atuam nos tribunais superiores. É também uma oportunidade ímpar de aperfeiçoar os nossos trabalhos e com isso melhorar os serviços prestados pela Defensoria Pública em todas as instâncias”, disse.  

Já a defensora pública Patrícia Sá Leitão explica por qual razão o momento foi pensado. “Toda a atuação da Defensoria acontece de forma sequencial e indivisível, sendo indispensável a interação entre os núcleos para a efetividade da prestação defensorial. Nesse sentido, o êxito da atuação nos Tribunais Superiores inicia com a atuação da base, onde as teses precisam ser suscitadas e, passando pela atuação dos defensores no Tribunal de Justiça, para só então chegarem nas altas esferas da justiça. Sendo assim, o encontro visa proporcionar essa interação e construção conjunta, fortalecendo o trabalho da Defensoria e contribuindo para um melhor desempenho do trabalho dos defensores, ponto alto desse rico momento.”  

“A Defensoria Pública hoje deve focar em uma atuação una, apresentando nos recursos dirigidos ao Tribunal de Justiça, mas também às Cortes Superiores, teses defensivas novas, que possam assegurar ao máximo as garantias constitucionais”, reforça a diretora da Escola Superior, a defensora pública Ana Mônica Amorim. 

A confirmação de presença deve ser feita pelo telefone: (85) 3194.5053 / (85) 9.8778.0019 ou através do e-mail: cerimonial@defensoria.ce.def.br

 

SERVIÇO

Encontro de Defensores(as) Criminais do 1° grau, 2° graus e Tribunais Superiores

DATA: 27 de janeiro de 2023 às 09h

LOCAL: Auditório da Defensoria Pública do Estado do Ceará (av. Pinto Bandeira, 1111 – Bairro Luciano Cavalcante)