Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Escola Superior oferta nova capacitação sobre Justiça Restaurativa; inscrições encerram amanhã (24/3)

Publicado em

A Escola Superior da Defensoria Pública (ESDP) oferta, entre os dias 27 a 31 de março, uma nova capacitação sobre Justiça Restaurativa, técnica promissora voltada para a prevenção e a diminuição do agravamento de conflitos. O evento acontece na sede da Justiça Federal no Ceará e será ministrado pela defensora pública Érica Regina Albuquerque e por Renata Araújo, facilitadora da metodologia dos Círculos de Construção de Paz e Conferências Restaurativas (VOC). O curso é fruto de uma parceria entre o Centro de Justiça Restaurativa da Defensoria Pública, o Instituto Terre des Hommes e a Justiça Federal (Seccional Ceará). 

A trilha de conhecimento trará noções preliminares sobre a Justiça Restaurativa, apresentando seus princípios, métodos, técnicas e atividades próprias que podem ser aplicadas no sistema de justiça, sobretudo na garantia de direitos. Segundo a diretora da Escola Superior, a defensora pública Ana Mônica Amorim, um dos objetivos mais valorosos da Justiça Restaurativa é a proteção da vítima, “fazendo com que esta possa superar o trauma que sofreu, e que o ofensor entenda a gravidades e as consequências do crime que praticou”. 

Ana Mônica Amorim ainda acrescenta que a participação dos atores do sistema de justiça  é essencial, tendo em vista sua perspectiva restaurativa que pode atingir a comunidade, quando a resolução do conflito vira um instrumento de pacificação social. “Não só defensores e defensoras, mas também todos os atores do sistema de justiça devem se apropriar destes conceitos, de forma a poder nas suas atuações profissionais, voltar seus olhares para um fim restaurativo,  não só sancionatório do autor do fato delituoso, mas também, amenizar na vítima ou em terceiros as consequência do ato criminoso, evitando sentimentos de revanchismo ou vingança, bem como, prevenindo reincidência criminosa, de forma a conduzir as pessoas para um sentimento comum de pacificação social”, ressalta.

A capacitação é gratuita e é direcionada a defensores(as), colaboradores(as) e estagiários(as) da DPCE. As inscrições podem ser feitas até amanhã (24/3) através de solicitação para o e-mail: inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br

Serviço

Workshop – Curso Introdutório em Justiça Restaurativa

Quando: 27 a 31 de março, das 13h às 17h

Onde: Sala de treinamento na sede da Justiça Federal (Praça Murilo Borges, 01, Centro)

Inscrições através do e-mail: inscricao.escolasuperior@defensoria.ce.def.br