Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Fadiga pandêmica. Você sabe o que é? Participe da palestra sobre o tema e enfrente o mal da pandemia

Fadiga pandêmica. Você sabe o que é? Participe da palestra sobre o tema e enfrente o mal da pandemia

Publicado em

Pela primeira vez em formato online, o Programa Saúde e Qualidade de Vida da Defensoria Pública acontece nesta quarta-feira (31), às 17h. O programa institucional de cuidados com o ser humano foi adotado pela instituição em 2018 e é coordenado pelo setor de psicossocial, com a realização de eventos, cursos, vacinação, palestras e convênios de cuidados da saúde física e mental do corpo técnico da instituição.

A primeira edição online recebe a psicóloga Tatiana Costa Athayde, por meio do Google Meet e terá como tema a “Fadiga Pandêmica”, com a participação da Andreya Arruda Amêndola, coordenadora do psicossocial, da coordenadoria das Defensorias da Capital, Sulamita Teixeira e da diretora da Escola Superior, Patrícia Sá Leitão.

“Se pretendemos ser cada vez mais uma instituição que presta um serviço de excelência, é imprescindível estarmos atentos à saúde e qualidade de vida do nosso colaborador”, destaca Andreya Arruda, que informa que instituíram o programa no alicerce “de cuidar de quem cuida”, com foco na construção do bem estar biopsicossocial e ações promotoras de saúde.

“Nós acreditamos que o nosso maior patrimônio é o colaborador, o que exige uma atenção e compromisso institucional em zelar pela qualidade e bem-estar no ambiente de trabalho. Contudo, estamos diante de uma realidade que levou a rotina laboral para dentro dos lares – em um choque de funções e atividades simultâneas, o que exige uma reestruturação e adequação na realização dos serviços. Esta primeira edição online tem o anseio de ser um start sobre a necessidade de se manter o autocuidado durante o teletrabalho para que a rotina aconteça de modo saudável”, ponderou Andreya.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) denominou de fadiga pandêmica o cansaço derivado do esgotamento gerado pela hipervigilância e pelo medo de um vírus que ninguém vê. A psicóloga e neuropsicóloga clínica Tatiana Costa Athayde alerta como a condição de pandemia ocasiona uma realidade de grande fragilidade emocional. “É uma soma de sentimentos que acabam pressionando e até mesmo provocando o adoecimento físico e mental”. disse.

Ela explica que depoimentos sobre sentimentos de angústia, medo, cansaço e frustração têm sido bastante comuns. “A promoção da qualidade de vida dentro do ambiente institucional, mesmo que de modo online, é primordial como forma de prevenir o esgotamento emocional em função das atividades excessivas, das cobranças, dos muitos problemas, entre outros fatores”, contextualiza a neuropsicóloga.

“Nesta quarta, teremos uma vivência para despertar esse olhar de autocuidado, de consciência em relação ao corpo e mente, mostrando que a forma que as atividades diárias serão realizadas dependem diretamente do modo como cada um está cuidando de si”, destacou Tatiana.

Em sua versão presencial, o programa Qualidade de Vida oferece todo um mix de atividades, desde ginástica, exames, massoterapia, avaliação de capacidade respiratória e prevenção de lesões ocupacionais, apresentação cultural. “Mesmo diante da situação de isolamento que nos impossibilita de realizar o programa em sua totalidade, precisamos manter esse canal de apoio, mesmo que em modelo de palestra, com um tempo mais reduzido, só não podemos é perder o foco de oferecer o cuidado aos nossos, ressaltou Andreya.

A ideia é realizar o encontro mensalmente, levantando temáticas para auxiliar e favorecer a saúde física e mental também durante a rotina de home office.

 

Serviço:

Programa de Saúde e Qualidade de Vida

Quando: Quarta-feira (31), às 17h

Programação: Fadiga Pandêmica Com Tatiana Costa Athayde

Plataforma: Google Meet