Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Frequentadoras do North Shopping Maracanaú recebem orientações jurídicas da Defensoria

Frequentadoras do North Shopping Maracanaú recebem orientações jurídicas da Defensoria

Publicado em

A Defensoria Pública do Ceará (DPCE) ofertou nesta sexta-feira (17/3) orientação jurídica gratuita à população no North Shopping de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza. A atuação integrou a programação da campanha “Todas somos uma”, promovida para enaltecer histórias de vida de mulheres. Por isso, o foco da ação foram vítimas de violência doméstica, uma vez que também estamos no Mês da Mulher.

C.M. ficou sabendo da prestação do serviço pelo perfil da DPCE no Instagram e foi ao shopping em busca de informações sobre um processo. Vítima de violência doméstica, a moradora do bairro Vila da Flores, em Pacatuba, município vizinho a Maracanaú, dependia do ex-marido para tudo, pois ele nunca permitiu que ela trabalhasse. Quando conseguiu sair do relacionamento abusivo, ela precisou recorrer à justiça para conseguir pensão alimentícia, já que não tinha condições de se sustentar sozinha. Mas não tinha certeza dos próprios direitos.

A dona de casa relata a facilidade que esse tipo de atuação descentralizada, de a Defensoria ir ao shopping, representa para a população. “Vim pra ver se eu tinha direito, porque eu acho que eu tenho, né? Aí eu vim e ela me explicou que tá tudo andando. Eu achei esse atendimento muito bom, porque pra pagar transporte e se deslocar é muito difícil. Então, é bem bom esse tipo de atendimento. E eu sempre procurei a Defensoria, porque não tenho dinheiro”, avalia.

No espaço no qual aconteceram os atendimentos hoje também está sendo em cartaz a exposição “Todas somos uma”, uma realização da DPCE em parceria com a rede Ancar Ivanhoe que homenageia 13 militantes dos direitos humanos. A defensora pública Noemia Landim, titular do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra e Mulher (Nudem), foi a responsável pelos atendimentos feitos no local.

“Atendimentos como esses são muito importantes porque oferecem à população a possibilidade de atendimento além das fronteiras dos gabinetes dos defensores e das defensoras. Então, é uma chance de, em vários lugares, fazer esse acolhimento e dar a orientação jurídica que nossa população necessita”, destaca Noêmia Landim.

Outros três shoppings sediam a exposição “Todas Somos Uma” até o fim de março, de forma simultânea.