Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Furtos de bagatela são emblemáticos para demonstrar como funciona o instituto da insignificância na prática

Furtos de bagatela são emblemáticos para demonstrar como funciona o instituto da insignificância na prática

Publicado em

Enquanto mais de 20 milhões de brasileiros passam fome, um homem foi preso por supostamente furtar um isqueiro, lâmina de barbear, cola, dentre outros produtos. O episódio aconteceu em Pacajus, Região Metropolitana de Fortaleza. Mas sua história está longe de ser exceção.  D.G.C., de 43 anos, é inspetor de qualidade e possui superior incompleto, no dia do ocorrido, foi apreendido por populares e agredido a pauladas, tendo seu braço quebrado.

A prisão de D.G.C., que não tinha antecedentes criminais, arrastou-se por uma semana. No dia 21 de junho de 2021, a Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará (DPCE) pediu a concessão de liberdade provisória ao homem sem imposição de medidas cautelares, por estar ausente a tipicidade material, ou seja, lesão e/ou ameaça de lesão ao meio jurídico, além de pequena monta dos valores supostamente subtraídos. A defensora pública Lara Teles, que atuou no caso, dá maiores detalhes.

“É importante destacar que a própria vítima narra que a subtração foi de miudezas e, nem sabe ao certo, o que foi furtado de tão miúdo e insignificante. A diferença é que, nesse caso, o acusado se diz inocente e que não foi responsável por essa subtração. Assim, serão duas defesas durante o processo. Alegar a insignificância do furto para que ele não seja processado por esse crime e defender sua inocência. Estamos aguardando a conclusão do inquérito policial”, contextualiza a defensora. A morosidade do inquérito faz com que a pessoa tenha sua vida ‘congelada’ a mais de nove meses, aguardando os próximos capítulos.

Existe uma norma, que não é obrigatória, que orienta juízes a desconsiderar casos em que o valor do furto é tão irrisório que não causa prejuízo à vítima do crime. Comida, sucata, produtos de higiene pessoal e ínfimas quantias em dinheiro, por exemplo, podem ser considerados insignificantes pela Justiça. O princípio da insignificância, é baseado na lógica em que existem certas condutas que, embora se enquadrem na letra da lei penal, produzem consequências tão pequenas, que não seria razoável a sua aplicação. De acordo com a jurisprudência do Superior Tribunal Federal (STF), tal princípio deve preencher quatro requisitos para serem aplicados, estes por sua vez são cumulativos: 1) mínima ofensividade da conduta do agente; 2) ausência de periculosidade social da ação; 3) reduzido grau de reprovabilidade do comportamento e 4) inexpressividade da lesão jurídica.

Outro caso de insignificância penal atendido pela Defensoria ocorreu em Pacatuba. A assistida foi representada pelo defensor público Guilherme Queiroz Maia Filho, atuante na 1ª Vara Criminal. Ele conta que a mulher trabalhava em uma indústria de calçados e quando estava saindo do estabelecimento os seguranças realizaram a vistoria padrão nos funcionários e encontraram uma sandália infantil em sua bolsa. A sandália foi devolvida à empresa, mas J.O.S., de 49 anos, acabou levada à delegacia e presa em flagrante.

O defensor Guilherme Queiroz explica que os furtos de pequena monta são emblemáticos para demonstrar, de forma cristalina, como funciona o instituto da insignificância na prática. “Com o recebimento da denúncia, apresentei resposta à acusação, ocasião em que pugnei pelo reconhecimento da insignificância. O magistrado encaminhou os autos ao Ministério Público do Estado (MPCE) para manifestação, entendendo o promotor do caso, de forma, ao meu ver, equivocada, que o fato era considerado crime, não sendo, assim, cabível a absolvição sumária”, explica.

“O enquadramento dado pelo membro do MPCE foi unicamente formal, não analisando, de forma básica ou genérica, a lesão jurídica realmente provocada. Apontei que os valores, no mercado, eram insignificantes, sendo agravado pelo fato de que a fábrica produzia o bem com valor consideravelmente menor que o empregado no mercado. Mesmo com tais considerações, o magistrado entendeu que o bem não foi materialmente comprovado em relação ao valor e o processo continuou. Apenas para demonstrar o prejuízo, a ação foi ajuizada em agosto de 2014, estando em sua fase inicial, aguardando ainda designação de audiência”, acrescenta. Vale destacar que o processo estava parado e ela está cumprindo as medidas cautelares há oito anos, maior que o possível em caso fosse condenada. O defensor já solicitou um pedido de revogação.

O Código de Processo Penal leva em consideração dois tipos de furtos, ambos analisando a maneira como a ação foi cometida. O primeiro é o furto simples, com pena de um a quatro anos, e o  segundo é o furto qualificado, que pode levar o indivíduo a cumprir de dois a oito anos de pena. De acordo com o defensor, logo após o suspeito ser detido em flagrante pelo furto é aberto um inquérito policial contra a pessoa, depois da audiência de custódia, o caso vai para análise do MPCE. Nessa etapa, o promotor pode aplicar o princípio da insignificância e arquivar o caso ou oferecer a denúncia.

Os defensores, no entanto, corroboram que esses casos que envolvem furtos de bagatelas – que são pequenas quantias ou coisas irrelevantes – ajudam a abarrotar tribunais superiores, aumentando a lentidão da Justiça. “Além do aumento do número de encarcerados decorrentes, inclusive, de outros processos, a lentidão processual é agravada por processos que sequer deveriam estar em questionamento (no caso da insignificância). O fato é que isso gera a prescrição de inúmeros outros casos, além da não análise de situações graves que acabam sendo preteridas pela própria quantidade de processos”, finaliza Guilherme Queiroz.

Essa é a terceira pauta da Série Por tão pouco: O crime de bagatela e a justiça social com o objetivo de discutir os desdobramentos de prisões que não deveriam existir por serem decorrentes de casos cujo tratamento deveria ser social e não jurídico. As pautas corroboram para o Dia da Justiça Social dia 20 de fevereiro, data em que se relembra a reflexão sobre o enfrentamento da pobreza, a discriminação, o desemprego e de qualquer outra forma de exclusão ou marginalização.