Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Governador Elmano de Freitas indica Sâmia Farias à Defensoria Geral. Nome segue para tramitação na Alece

Governador Elmano de Freitas indica Sâmia Farias à Defensoria Geral. Nome segue para tramitação na Alece

Publicado em

O nome da defensora pública Sâmia Farias foi enviado à presidência da Assembleia Legislativa do Ceará na tarde de terça (24) como indicação do governador do Estado, Elmano de Freitas, ao cargo de defensora geral do Estado para o biênio 2023/2025, conforme determina a Lei Complementar 08/1997. 

O projeto de decreto legislativo de autoria da Mesa Diretora foi lido na manhã de hoje, quarta (25), na Casa Legislativa, que teve a presidência do deputado Fernando Santana. O projeto vai para a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Casa, para uma sabatina com a defensora, que é feita por parlamentares, conforme determina o rito constitucional. Depois terá duas votações – uma na CCJ e outra no Plenário 13 de Maio. Só assim segue para nomeação do Governador do Estado.  

Como atual subdefensora geral, desde março de 2021, Sâmia Farias foi a candidata mais votada na eleição da Defensoria Pública do Estado (DPCE) com 69% de aprovação da carreira (229 votos). O mandato da atual defensora geral Elizabeth Chagas, após dois biênios, encerra em dezembro/2023.  

Quem é – Sâmia Costa Farias Maia tem 39 anos e é formada em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Ciências Criminais. Ingressou na classe inicial da carreira da Defensoria Pública em 2008, atuando nas cidades de Trairi, Cascavel, Aquiraz e Fortaleza. É atualmente titular da 8ª Defensoria do Núcleo de Atendimento e Petição Inicial (Napi) da capital cearense e Unidade Móvel. Na Defensoria Geral, entre os anos de 2016 e 2019, ocupou os cargos de Secretária Executiva, Assessora de Desenvolvimento Institucional e Supervisora do Núcleo de Estágio da Defensoria. Desde 2021, é a subdefensora geral do Ceará. Ao lado das defensoras gerais Mariana Lobo e Beth Chagas vem contribuindo com as gestões nos últimos mandatos, trabalhando pela consolidação da autonomia e pelos avanços da instituição. Foi ainda diretora da Associação dos Defensores e Defensoras Públicas do Estado do Ceará (Adpec), tendo exercido as funções de 1ª Secretária (biênio 2011/2012) e Diretora de Eventos nos anos de (2013/2014).