Posso ajudar?
Posso ajudar?

Site da Defensoria Pública do Estado do Ceará

conteúdo

Governador reforça pedido de isolamento social em reunião do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus

Publicado em

WhatsApp Image 2020-06-04 at 16.59.21Com os primeiros dados da diminuição da curva de contaminação de coronavírus da região de Fortaleza, o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana, reuniu as 28 instituições em mais uma reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento ao Coronavírus na tarde desta quinta-feira (04). A Defensoria Pública participa deste Comitê representada pela defensora geral, Elizabeth Chagas.

Ao lado dele, o secretário da Saúde do Estado, dr. Cabeto, e o gerente da Célula de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Antônio Lima (Tanta) apresentaram os dados e estudos epidemiológicos que apontam redução contínua do número de internações e óbitos em Fortaleza, embora a situação continue exigindo muita atenção e cuidado.

“Temos ainda preocupação contra outras regiões onde têm havido aumento de casos, como a macrorregião de Sobral, no Norte do estado. Reforço a importância do isolamento social, fundamental neste momento de combate à pandemia. Somente com a união de todos iremos superar esse desafio”, disse em seu instagram.

A defensora Elizabeth Chagas destacou que o sistema de justiça tem dialogado sobre um plano gradual de abertura das atividades, mas que deve respeitar as características e particularidades de cada instituição, além de analisar os estudos epidemiológicos. “A Defensoria tem uma característica de atendimento de público de forma intensa, razão pela qual o retorno responsável e gradual se impõem. Não é o momento ainda de atendimentos presenciais, mas temos reforçado todas as formas de aproximação com o assistido, por meio da tecnologia e da atuação coletiva. Estamos otimistas com estes dados apresentados hoje, mas o momento ainda exige cautela e isolamento, como destacou o governador”, disse a defensora, após a reunião. Tanto o Ministério Público Estadual como o Tribunal de Justiça do Ceará estiveram representados na reunião pelos seus titulares, Manoel Pinheiro e Washington Araújo, respectivamente, e acordaram de que a futura reabertura presencial será pactuada entre as partes.